Miguel Gameiro inicia-se na música em 1992, com 18 anos, como um dos fundadores do grupo Pólo Norte.
Desde cedo interessou-se pela escrita e pela música, interesse esse que se viria a revelar crucial na composição de algumas das mais emblemáticas canções do grupo. Em 1994 edita o primeiro álbum do grupo, "Expedição", produzido por Fernando Cunha (Delfins) e que viria a atingir o galardão de disco de ouro. "Lisboa", "Amor é" e "Grito" (com a participação especial de Miguel Ângelo) foram algumas das canções mais marcantes. Ainda em 1994 é convidado por Paulo Pedro Gonçalves (Heróis do Mar) a integrar o projecto Ovelha Negra, gravado entre Portugal e Inglaterra. Em 1996 e depois de dois anos em concertos sucessivos por todo o país, edita "Aprender a ser feliz", com a produção a cargo de Fernando Júdice" (Trovante e Madredeus), que chegaria também a disco de ouro. Em 1999 os Pólo Norte gravam o seu terceiro álbum, "Longe", produzido por Jony Galvão. Em 2000, o grupo sentia-se preparado para a gravação de um disco ao vivo, que viria acontecer na mítica Aula Magna, e que celebrava os inúmeros concertos realizados pela banda.
Em 2002 ruma a Madrid para a gravação de "Jogo da Vida", com a produção a cargo de Bori Alarcón. Em 2003, integra o projecto "Portugal a Cantar", que homenageava as grandes canções portuguesas dos anos 80 e 90. Em 2005 edita "Deixa o Mundo Girar", produzido por Steve Lyon (Depeche Mode, The Cure), aclamado como um dos melhores trabalhos do grupo.
Desse álbum, "Deixa o Mundo Girar", "A Dança" e "Pele", foram as canções com maior destaque.
Em 2008 grava aquele que seria o disco de celebração de 15 anos de carreira, "Pólo Norte 15 Anos", que reúne os mais marcantes êxitos do grupo e dois originais, "Asa Livre" e "Jeito de Ser". Enquanto o grupo Pólo Norte faz uma pausa, este ano lançou o seu disco de estreia a solo, "A Porta ao Lado", produzido por Paulo Borges e apresentando como primeiro single "Dá-me um Abraço".