06 março 2015

II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo

II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo "Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento institucional de crianças e jovens"

Horário:
09h30-17h00
Inicio do Evento:
06 março
Fim do Evento:
06 março
Localização:
Auditório Municipal

O Lar de Infância e Juventude Nossa Sr.ª de Fátima, resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, organiza no próximo dia 6 de Março de 2015 as II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo, a decorrer no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

As II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo abordam a temática "Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento institucional de crianças e jovens", e surgem com o principal objetivo de promover um espaço de debate sobre o acolhimento residencial desta população especifica entre todas as instituições da região Alentejo, e demais instituições interessadas. Mais concretamente pretende-se discutir as duas ideias chave e centrais para a organização do sistema nacional de acolhimento: "Quem são estas crianças?" e "Do que é que eles precisam?".

As II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo são precedidas de três dias de workshops sobre a temática "Desenvolver Ambientes Terapêuticos em Acolhimento Institucional" com o especialista internacional Patrick Tomlinson, e a decorrer nos dias 3, 4 e 5 de Março de 2015 nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.  Esta formação intensiva, prévia às Jornadas, é destinada a profissionais que trabalham com crianças e jovens em contexto de acolhimento institucional e pretende fornecer uma compreensão do que é o trauma na infância, o seu impacto no desenvolvimento infantil, e, ainda, fornecer estratégias para uma intervenção que seja promotora de uma recuperação psicológica saudável. Pretende-se, em última instância, auxiliar os profissionais da área do acolhimento institucional a desenvolver modelos de intervenção coerentes, consistentes e baseados em evidências, que sejam verdadeiros motores de mudança e de recuperação do trauma para as crianças e jovens de quem cuidam.

Patrick Tomlinson é um especialista reconhecido e com vasta experiência em organizações que prestam serviços terapêuticos de acolhimento para crianças, jovens e suas famílias. Nos últimos anos, desenvolveu trabalho de consultoria para organizações e profissionais em diversos países a nível mundial, tais como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Japão, Índia e Roménia. Para além de ser Diretor e Development Specialist da PTA – Patrick Tomlinson Associates, é ainda Consultor Internacional de Desenvolvimento para a Prática na Lighthouse Foundation em Melbourne, Austrália. Com esta fundação organizou um livro em 2012, intitulado "Therapeutic Residential Care for Children and Young People. An Attachment and Trauma-Informed Model for Practice". A sua experiência remonta ao ano de 1985, na comunidade terapêutica Cotswold Community (UK), tendo posteriormente também integrado a SACCS (UK), uma reconhecida organização de acolhimento residencial para crianças vitimas de abuso, onde exerceu diversas funções, entre as quais se destacam: diretor estratégico, gerente operacional, coordenador de equipa, prestador de cuidados terapêuticos, clínico e supervisor.  Para além de profissional com vasta e diversificada experiência, tem a capacidade de combinar visão e perspetiva a longo prazo com uma forte capacidade analítica, foco na tarefa e habilidade para, concretizar na prática, ideias abstractas e conceitos teóricos. Para além de diversas qualificações na prática clinica possui mestrado em liderança estratégica.

Sendo sensivel ao facto de que, cada vez mais, as instituições que acolhem crianças e jovens em perigo necessitarem de estar dotadas de conhecimento sobre como desenvolver estratégias adequadas à reparação das sequelas psicológicas provocadas pela história de abuso que essas mesmas crianças e jovens trazem na sua bagagem, a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz vem tentar agregar os profissionais da área para quatro dias de reflexão e de aprendizagem. 

São compostas por dois tempos:

3, 4 e 5 de Março de 2015
Formação compostas por três workshops subordinados ao tema "Desenvolver Ambientes Terapêuticos em Acolhimento Institucional" com o formador Patrick Tomlinson
Local: Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz 

6 de Março de 2015
II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo "Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento institucional de crianças e jovens"
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

Programa

6 de Março de 2015
TEMA: Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento de crianças e jovens
LOCAL: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

9h 30m – Sessão de abertura
    Manuel Galante - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz
    Prof. Joaquina Margalha - Vereadora da Camara Municipal de Reguengos de Monsaraz
    Dr.ª Marta Santos - Presidente da CPCJ de Reguengos de Monsaraz* (a confirmar)
    Dr.ª Sónia Ramos - Diretora do CDSSÉvora* (a confirmar)
9h 45m – Conferência de abertura As necessidades dos jovens em acolhimento institucional no Alentejo: quem são e do que precisam? Vânia Pereira
    Moderador: Dr.ª Eunice Magalhães (ISCTE)
10h 30m – Coffee break
11h 00m – Conferência principal Desenvolvimento de modelos terapêuticos em organizações para crianças e jovens traumatizados Patrick Tomlinson
    Moderador: Dr. Diogo Oliveira António (Associação Novo Futuro)
12h 30m – Discussão
14h 00m – Mesa redonda Diferentes modelos, para diferentes necessidades: pensar a construção de um sistema de acolhimento que protege e promove o desenvolvimento
    LIJ Nossa Sr.ª de Fátima
    LIJE Arronches* (a confirmar)
    LIJE GPS
    Moderador: Dr. Vasco Oliveira (ISS, I.P. – Serviços Centrais)
15h 30m – Discussão
16h 00m – Sessão de encerramento

Informações Adicionais

Organização e pessoa de referência para contacto:

Vânia Pereira (Diretora Técnica)
Lar Nossa Sr.ª de Fátima
Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz
Av. Dr. António José de Almeida, 16, Apartado 61 | 7200-372 Reguengos de Monsaraz
TEL: +351266509191 | TLM:+351 927 808 873|FAX: +351266509199

Website: http://www.scmreguengos.eu | E-mail: lar-jovens@scmreguengos.eu

Mais informação sobre o evento:

https://sites.google.com/site/ambientesterapeuticos/home

Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz