02 abril 2015

Fim do Evento:
Localização:
Paços do Concelho

O Movimento Light It Up Blue, consiste na iluminação de azul de vários monumentos ou escolas no mundo inteiro, durante a primeira semana de abril. Dia 2 comemora-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com o intuito de sensibilizar a população para a problemática do Autismo, sendo que o ano passado foram iluminados 30 monumentos por todo o país.

A Associação Vencer Autismo, fundada em Novembro de 2010 por um grupo de pais qualificados, que frequentaram uma formação nos EUA que tem ajudado na recuperação de centenas de crianças, inspirados pela Autism Speaks ,fundada em Fevereiro de 2005 por Bob Wright e Suzanne, avós de uma criança com autismo.

O autismo é um transtorno neurobioló­gico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desen­volver relações sociais, e é muitas vezes acompanhado de desafios compor­tamentais. Perturbações do espectro do autismo são diagnosticadas 1 em cada 88 crianças, 1 em 54 rapazes nos Estados Unidos, afetando cinco vezes mais rapazes que as raparigas. Daí o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças ter chamado o autismo como uma questão de saúde pública nacional, cuja causa e cura permanecem ainda desconhecidos.

A missão da Vencer Autismo e Autism Speaks é mudar o futuro de todos os que lidam com perturbações do espectro do autismo, sensibilizar a opinião pública sobre o autismo e seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade, e para levar a esperança a todos, fornecer informações, recursos e formação contri­buindo para que as pessoas com autismo reduzam ao máximo a sua condição autista e assim possam viver uma vida com liberdade e autonomia.

O Municipio de Reguengos de Monsaraz aderiu uma vez mais a esta iniciativa  de forma a divulgar o Movimento Light It Up Blue e a  alertar para a consciencialização da população para esta problemática que afeta cada vez a mais as crianças de hoje.

Reguengos de Monsaraz aderiu ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, iluminando o edifício dos Paços do Município no dia 2 de abril , entre as 20h30 e 08h30.

A cada quinze minutos uma criança é diagnosticada com autismo!
O autismo é o transtorno de desenvolvimento que está a crescer mais rápido!
Um em cada sessenta e oito crianças tem diagnóstico de autismo!
O autismo não permite a uma criança socializar!

Praça da Liberdade, Reguengos de Monsaraz