17 julho 2016

MMA'16 | OCA Orquestra de Câmara do Alentejo

Concerto pela OCA - Orquestra de Câmara do Alentejo, com os solistas Ricardo Mendes (violino), Jean Aroutiounian (viola) e direção musical

Horário:
22h30
Inicio do Evento:
17 julho
Fim do Evento:
17 julho
Localização:
Largo Dom Nuno Álvares Pereira

É um projeto que reúne cerca de 36 jovens músicos, oriundos da região Alentejo, com formação qualificada e com uma experiência musical notável. Tem o triplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e a sua origem, de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível e proporcionar a alguns a oportunidade de trabalhar num conceito sinfónico, fulcral na vida musical dos mesmos.

A característica forte em que assenta a Orquestra é a pluralidade de experiências dos seus elementos, espalhados por inúmeros quadrantes da música e capazes, no todo, criar momentos e oportunidades próprias da diversidade "democrática" criativa.

A orquestra é formada por músicos efetivos ou colaboradores da Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Banda da Armada, Banda da Guarda Nacional Republicana e Banda da Força Aérea.

A ideia da sua criação tem como base a implementação de uma plataforma que promova oportunidades para que os músicos possam partilhar as suas experiências com a nossa região e apresentarem um contributo para o reforço da política cultural nacional. A identidade da orquestra passa também pela divulgação da música portuguesa, quer de compositores consagrados, quer criando um espaço de lançamento a jovens compositores nacionais. Para o efeito, preveem a criação de residências anuais entre a orquestra e promissores criativos musicais, dando privilégio aos alentejanos ou aos que estudem/trabalhem na região.

A vertente educativa é um dos pilares em que a Orquestra de Câmara do Alentejo é construída, contando com inúmeros professores na formação da orquestra e assumindo o plano formativo na nossa região como fator determinante na razão da existência da orquestra. O formato concerto/master classe é a sua grande aposta na preparação das temporadas, no entendimento de que as bandas filarmónicas são agentes culturais estratégicos na formação musical dos jovens.

Informações Adicionais

Largo Dom Nuno Álvares Pereira, Monsaraz (38.443156, -7.380775)