15 julho 2016

MMA'16 | "Paisagem Interior - Inner Landscape"

Exposição de fotografia de Telmo Rocha

Horário:
segunda a quinta-feira: 10h30-13h00 | 16h00-22h00; sexta-feira a domingo: 10h00-23h00
Inicio do Evento:
15 julho
Fim do Evento:
31 julho
Localização:
nas ruas de Monsaraz

Paisagem Interior é um percurso. Um percurso que se afasta e se encontra numa trilogia entre o espaço que se vê, o espaço que se vive e o espaço que se sente. Monsaraz que se revela, altivo, mágico, tocado pelo céu. Monsaraz que abre a porta aos dias que já não voltam. Depois, depois há a Monsaraz que abraça os sentidos e onde o sonho ganha vida na perceção que nos preenche a alma.

Nas ruas de pedra que o sol beijou, calçadas percorridas entre muralhas de história e beleza infinita. As estrelas que nos acompanham, as palavras que se soltam a cada sorriso, a volúpia dos corpos que dançam a loucura.

Neste percurso, caminho de liberdade feito, Monsaraz desconstruiu-se, apresentou-se nas suas mais elementares unidades e uniu-se na terra da imaginação. Peça atrás de peça, qual caleidoscópio do Eu, surge a Monsaraz sonhada, a Monsaraz que se perceciona muito para além das barreiras de uma realidade que se extingue nos limites da inconsciência.

Paisagem Interior é, também, uma espécie de não-conjunto ou, antes, uma espécie de conjunto de conjuntos, em que cada imagem se encerra em si mesma, ao mesmo tempo que se abre às outras e se revela a quem a vê. Não é uma manta de retalhos. São, isso sim, retalhos de uma manta que a todos cobre e a ninguém protege. Um olhar que questiona e não uma questão de olhar. Não é, nem pretende ser, um ensaio, uma série ou um projeto acabado.

Entendo-a como um organismo que existe por ele próprio, que se desenvolve, que cresce e que encolhe, que, neste jogo de dilatação e contração, manda fora a entropia, assumindo como natural a dialética dos dias, essas partículas do tempo que nos guiam até que a grande noite nos abra novamente a porta de casa. Uma coisa Paisagem Interior é. Paisagem Interior é aquilo que, também, sou.

Informações Adicionais

pelas ruas de Monsaraz (38.443171, -7.380789)