12 setembro 2018

Exposição “Diez años de la pieza del mes” na vila medieval de Monsaraz

Mostra de peças do Museu Etnográfico González Santana, de Olivença, patente até 7 de outubro

O ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto está a apresentar até 7 de outubro a mostra “Diez años de la pieza del mes” do Museu Etnográfico González Santana, de Olivença. A exposição é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz.

“Diez años de la pieza del mes” é uma mostra itinerante composta por peças de cerâmica, utensílios de cozinha, ferramentas agrícolas, artesanato, móveis, entre outros, que foram doados ao museu pelos habitantes de Olivença. Desta forma pretende-se homenagear os antepassados e fortalecer os laços culturais com outras localidades espanholas e portuguesa, fazendo uma viagem através da memória tradicional da cultura rural da Extremadura espanhola.

Esta exposição surgiu em 2016 para assinalar um quarto de século de abertura do museu. Na Igreja de Santiago – Galeria de Arte podem ser apreciadas 42 peças, como uma cafeteira, um tostador de café, patins, uma colher ornamentada, um frigorifico, pratos e taças, uma máquina de costurar, um projetor e uma película de cinema, uma mala de viagem, entre muitas outras.

Na mostra existem também fotografias e dados técnicos e documentais de todas as peças. O visitante recebe assim informações específicas sobre cada objeto, como a sua data, caraterísticas técnicas e dados sobre cada pessoa que fez a doação. ​

​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt