16 abril 2018

José Calixto participou no XIII Fórum Internacional de Turismo

Painel sobre o crescimento do turismo em Portugal

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, participou no dia 4 de abril no XIII Fórum Internacional de Turismo, que decorreu em Vila Nova de Gaia. O autarca explicou as potencialidades turísticas do concelho no painel “Crescimento do turismo português: como partilhar o sucesso”, moderado por Luís Castro, jornalista e editor da RTP, que teve também as participações de Tim Fairhurst, da European Tourism Association, Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, e de Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Durante o painel foi visionado um filme com os 10 valores turísticos do concelho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente a gastronomia, vinhos e enoturismo, a vila medieval de Monsaraz, o astroturismo, o Lago Alqueva, a paisagem e a natureza, as mantas de Reguengos, a história e o megalitismo, o Cante Alentejano e a olaria de S. Pedro do Corval. José Calixto afirmou sobre este tema que “os valores do nosso turismo estão sempre refletidos no grande envolvimento das comunidades locais e na preservação do património”.

O autarca considerou que a interioridade de Reguengos de Monsaraz não é negativa pois “significa que estamos muito próximo de cerca de 12 milhões de habitantes que vivem na Andaluzia e na Extremadura espanholas. Temos por isso obtido resultados da promoção que fazemos de grandes eventos nestas duas regiões”. A finalizar a sua intervenção, José Calixto disse: “acho que os autarcas estão habituados a ver nas dificuldades oportunidades e a valorizar o seu território com muita paixão”.

O XIII Fórum Internacional de Turismo foi promovido pelo IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e este ano foi subordinado ao tema “Turismo em 2018: como partilhar o sucesso do turismo”. O encontro juntou especialistas nacionais e internacionais do setor do turismo.

Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt​