16 outubro 2019

CIMAC realizou sessão de esclarecimento sobre o Programa de Inclusão pela Cultura para o Alentejo Central

Programa de Inclusão pela Cultura – Alentejo Central

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, realizou no passado dia 10 de Outubro uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Inclusão pela Cultura para o Alentejo Central, dirigida aos agentes culturais e entidades da economia social sedeados nesta sub-região.

O Programa de Inclusão pela Cultura para o Alentejo Central, coordenado pela CIMAC e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, pretende promover a inclusão social junto de populações em situação de exclusão, através de intervenções locais diferenciadas.

Os objetivos específicos do Programa são os seguintes:

  • Promover a inclusão social junto de populações em situação de exclusão, através de intervenções locais diferenciadas, a propor pelos agentes culturais e entidades da economia social existentes no território
  • Promover o envolvimento das populações alvo desde a fase de conceção das iniciativas e criar condições para o aparecimento e valorização de mediadores culturais locais que promovam a continuidade das iniciativas;
  • Promover a articulação entre agentes culturais, autarquias (câmara municipais e juntas de freguesia), entidades da economia social e outras, no desenvolvimento das iniciativas locais de promoção da inclusão pela cultura;
  • Promover a mobilidade de agentes culturais em todo o território do Alentejo Central uma vez que os mesmos poderão apresentar propostas para um ou vários municípios desta área.

Na sessão, que contou com cerca de 70 pessoas, na sua maioria representantes do setor cultural do Alentejo Central, a CIMAC procurou informar os presentes sobre as principais linhas e operacionalização do Programa, esclarecer sobre as formas de participação e aferir o interesse dos participantes no mesmo.

A CIMAC pretende estabelecer diversos contratos com os agentes culturais e entidades da economia social sedeados no Alentejo Central para que estes desenvolvam ações de inclusão pela cultura nos diversos municípios que integram a CIMAC (14 municípios).

Estas ações deverão dirigir-se aos grupos em situação de exclusão social e identificados no âmbito do Diagnóstico Social do Alentejo Central (CIMAC; 2017), nomeadamente:

  • Idosos
  • Pessoas portadoras de deficiência
  • Jovens em risco
  • Imigrantes
  • Minorias étnicas
  • Outros destinatários em situação de exclusão social, desde que devidamente identificados e caracterizados

Para isso e antes do lançamento dos procedimentos de contratação pública que permitirão estabelecer os contratos, será necessário perceber a capacidade que a região tem na resposta a este desafio e se a mesma é extensível a todos os municípios que integram a CIMAC.

Ou seja, importa confirmar que na região existem agentes culturais e entidades da economia social com capacidade para levar a cabo ações no terreno que promovam processos de inclusão social através da cultura e importa aferir que, nas diversas áreas em que o programa se irá focar, existem intenções de projetos para os 14 municípios da CIMAC.

Assim, a CIMAC propõe que, numa primeira fase, os Agentes Culturais e Entidades da Economia Social, indiquem se têm interesse em desenvolver alguma ação de inclusão pela cultura nas áreas artísticas abrangidas pelo Programa, por um lado e, por outro que indiquem em que município ou municípios pretendem desenvolver as suas ações. Esta manifestação de intenção deve ser feita através do preenchimento e envio de uma Ficha de Intenção, constante no Site da CIMAC.

Após esta recolha de intenções, será possível perceber a abrangência territorial dos objetivos do Programa e a abrangência de áreas artísticas consideradas e consequentemente, dirigir os convites para a apresentação de propostas de forma a promover uma aplicação equitativa do Programa em toda a área de intervenção da CIMAC.

​Gabinete de Comunicação da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
Tlf. 266 749 420 | comunicacao@cimac.pt