20 junho 2018

Sol e pele: saber conviver

O cancro de pele é curável se for diagnosticado e tratado precocemente.

Os Cancros da Pele são o tipo de Cancro mais comum em Portugal​. A prevenção e o autoexame são essenciais para travar este problema.

O cancro da pele é curável se for diagnosticado e tratado precocemente.

Faça um AUTOEXAME da pele regularmente e esteja atento a alterações de sinais ou manchas. Em caso de dúvida consulte o seu dermatologista.​


 

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a SociedadePortuguesa de Dermatologia e Venereologia​, têm desenvolvido, desde há vários anos, ações de educação e sensibilização, em relação aos cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele, junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil. Estas ações têm o apoio da Direção Geralda Saúde.

A incidência do cancro da pele é elevada, continua a aumentar e apesar de a maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% têm relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental uma ação preventiva direta junto da população.

A exposição solar não só lúdica (na praia, nas caminhas ou corridas, nos desportos ao livre) mas também a exposição profissional (trabalhadores com profissões ao ar livre).

Além de adoção de comportamentos adequados de convívio com o Sol, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce.​​


 
Saiba tudo sobre sinais e manchas em www.euromalenoma.org e em www.apcancrocutaneo.pt