Plano de Desenvolvimento Social

O Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Reguengos de Monsaraz elaborado a partir do Diagnóstico Social do concelho, pretende abranger as intervenções sociais a serem operacionalizadas pelo CLAS e/ou por outros atores locais que desejem vir a desenvolver ações neste âmbito. O Plano de Desenvolvimento Social tem um período de vigência de três anos, tendo início aquando da sua aprovação pelo Plenário do Conselho Local de Ação Social e terminando no final de 2018.

Através do Plano de Desenvolvimento pretende-se contribuir para a atenuação da pobreza e da exclusão social no concelho de Reguengos de Monsaraz, fomentando-se a solidariedade social e optimizando as capacidades de resposta das diferentes entidades.

Um Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento de definição conjunta e negociada de objetivos prioritários para a promoção do desenvolvimento social local e orienta as respostas às necessidades individuais e coletivas.

O seu objetivo é servir de enquadramento a todas as intervenções para a promoção do desenvolvimento social, quer elas sejam elaboradas no âmbito da operacionalização do plano pelo CLAS (através do Plano de Ação), quer elas sejam propostas fora do âmbito do CLAS. Neste sentido, o Plano de Desenvolvimento Social procura vincular as iniciativas de todos os agentes cujo âmbito de atuação tem repercussões no desenvolvimento social do concelho de Reguengos de Monsaraz.​