17 janeiro 2020

Plataforma para a comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico vai ser apresentada em Reguengos de Monsaraz

A Plataforma +Cidadania é dirigida à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resulta de uma parceria entre o Município de Reguengos de Monsaraz, a CIMAC e o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz

​A Plataforma + Cidadania Alentejo Central (maiscidadania.cimac.pt) vai ser apresentada no dia 17 de janeiro, pelas 18h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta plataforma para a comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico resulta de uma parceria entre o Município de Reguengos de Monsaraz, a CIMAC e o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e está inserida no Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar.

A Plataforma + Cidadania Alentejo Central é um conjunto de recursos para os professores, alunos e encarregados de educação para tornar a aprendizagem mais atrativa e divertida, reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. As áreas de interação na plataforma estão organizadas numa estrutura lógica e intuitiva que favorece a exploração.

Na área dos conteúdos destaca-se o mural, que é um canal de comunicação da autarquia e do agrupamento para os encarregados de educação, mas também uma rede social e comunitária onde podem ser partilhadas ideias, projetos e experiências e onde os alunos podem comentar os artigos publicados e relatar as atividades desenvolvidas. Na plataforma há também desafios que têm por base dias temáticos, como o Dia Mundial da Água ou o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para assim consciencializar a comunidade educativa e apelar a uma sociedade mais solidária e participativa.

Na área direcionada para o património local e para o poder local, os alunos vão descobrir a riqueza cultural dos concelhos através de animações e jogos sobre os monumentos, as personalidades, as lendas e as tradições. Na área de Reguengos de Monsaraz há infografias sobre o concelho, o Grande Lago Alqueva, a vila medieval de Monsaraz, os monumentos megalíticos, o artesanato e Manuel Papança.

Há ainda concursos para as turmas e/ou famílias para testar a criatividade e ganhar prémios, assim como centenas de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas para serem utilizadas na escola e em casa.  Os conteúdos da plataforma estão igualmente disponíveis em dispositivos móveis (Android e IOS).

​​​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048​​ | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt