29 novembro 2018

Alentejo procura investimento estrangeiro na China e em Hong Kong

José Calixto liderou delegação a Xangai, Ningbo e Hong Kong

Uma missão de captação de investimento estrangeiro para o Alentejo liderada por José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve na China e na sua região administrativa especial de Hong Kong entre os dias 5 e 9 de novembro no âmbito do projeto Alentejo Global Invest, promovido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento do Alentejo. Esta missão decorreu nas cidades de Xangai, Ningbo e Hong Kong e visou a obtenção de investimentos estruturantes para a competitividade da região nos setores da mobilidade, logística e portos, agrícola e agroalimentar e tecnologias da informação.

Para além de José Calixto, integraram esta comitiva os presidentes das câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Sines, Odemira, Santiago do Cacém e Grândola, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Comunidade Portuária de Sines e da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, assim como por responsáveis da Universidade de Évora, da ADRAL, do AICEP Global Parques, da autarquia de Vendas Novas e da Caixa de Crédito Agrícola.

No dia 5 de novembro, a delegação efetuou reuniões com a China Tianying, a Federação do Comércio e da Indústria de Xangai e a Câmara de Comércio Silk Road, visitou a feira China International Import Expo e teve um encontro de trabalho com o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, no Consulado Geral de Portugal em Xangai. No dia seguinte, a comitiva teve reuniões com a Câmara de Comércio de Ningbo, com a Ningbo Hangzhou Bay New Zone e com o Presidente da Câmara Municipal de Ningbo, Qiu Dongyao.

O dia 7 de novembro foi preenchido com reuniões na Zona de Comércio Livre de Ningbo e no Porto de Ningbo, o maior do mundo em tonelagem de carga movimentada anualmente, de forma a estreitar relações comerciais com o Porto de Sines. O último dia em Ningbo incluiu a apresentação do Alentejo à administração do Centro Nacional de Alta Tecnologia Industrial.

No dia 9 de novembro, a missão de captação de investimento estrangeiro para o Alentejo esteve em Hong Kong, onde reuniu com a empresa China Harbour Engineering Company, a NWS Holdings e a Orient Overseas international Limited, tendo também realizado uma sessão de networking com empresas locais na sede da InvestHK.

O Alentejo Global Invest é promovido pela ADRAL, PACT - Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e ERTA - Entidade Regional de Turismo do Alentejo com uma alargada parceria regional (aicep Global Parques, comunidades intermunicipais do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, CCDR-A - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), visando a articulação regional para a promoção e atração de investimento externo no Alentejo em setores prioritários e infraestruturas de grande porte da região, capazes de alavancar um novo paradigma de desenvolvimento económico e social do território.

​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt