27 novembro 2018

José Calixto entronizado Confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo

Autarca teve como padrinhos Bengalinha Pinto e Jesuína Rosalino

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, foi entronizado no dia 24 de novembro como Confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo. Na cerimónia que decorreu no Convento do Espinheiro, em Évora, José Calixto teve como padrinhos Bengalinha Pinto e Jesuína Rosalino.

A Confraria Gastronómica do Alentejo tem como objetivo a investigação e divulgação do património gastronómico da região, propondo-se defender e promover a sua autenticidade. A investigação deste património abrange o receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, produtos utilizados, pesquisa das antigas casas de comida, cozinheiras e cozinheiros famosos, evolução dos pratos, mas também fazer a reconstituição histórica da cozinha.

A confraria tem ainda como missão retificar e atualizar a Carta Gastronómica do Alentejo, colaborar na publicação e atualização periódica de um roteiro da gastronomia alentejana, promover e apoiar medidas para a preservação e recuperação da fauna e da flora autóctones, nomeadamente das espécies piscícolas e cinegéticas, das ervas aromáticas e condimentos, assim como de todos os produtos tradicionais, com especial incidência no presunto e enchidos do porco alentejano. Esta associação realiza também mostras, encontros e concursos de gastronomia regional, fomenta a divulgação da gastronomia nas escolas e realiza ações de formação nas áreas do turismo e da hotelaria.

​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt