Caraterização do concelho

​​ O Concelho de Reguengos de Monsaraz pertence ao Distrito de Évora e localiza-se na Região Alentejo, no Sul de Portugal.
É confinado a Norte pelos Concelhos de Redondo e Alandroal, a Este pelo concelho de Mourão, a Sul pelos concelhos de Moura e Portel e a Oeste pelos concelhos de Évora e parte do de Portel.
O seu limite a Sudeste é banhado pela albufeira de Alqueva, numa extensão de 200 km.
O Concelho abrange uma área de cerca de 474 Km² e é composto por 4 freguesias e correspondentes aglomerados.
    
  União das​ Freguesias de Campo e Campinho
   Campinho
​    S.Marcos do Campo
 Cumeada
   
  Freguesia de Corval
   S. Pedro do Corval 
Carrapatelo 
St° António do Baldio
   
  Freguesia de Monsaraz
    Monsaraz (vila) 
 Barrada 
 Motrinos 
 Outeiro 
 Telheiro
   
  Freguesia de Reguengos de Monsaraz
    Reguengos de Monsaraz (Cidade) (Sede de Concelho)
 Caridade 
 Perolivas


Clim​​a

 A região tem clima mediterrânico, adoçado pela influência atlântica.
Este clima de Verões quentes e secos e Invernos curtos e chuvosos, marca a vegetação, a fauna, a paisagem, a arquitectura e as gentes.
    
  Temperatura média anual16º C.
  Valores médios anuais de radiação global155 cal/Km2
  Número médio de horas de sol descoberto (ano)2950​
  Ventos dominantesde NW e NE
  amplitudes térmicasFortes (superiores a 25º C)
  Precipitação total anualentre os 600 e os 700 mm


Sol​​os

 Verifica-se a existência no concelho de um volume elevado de solos que apresentam fortes condicionantes ao uso produtivo directo.
Segundo o Plano Director Municipal do concelho, 42% dos solos existentes são de classe E - em virtude de serem solos esqueléticos com elevados riscos de erosão, afloramentos rochosos e muito baixa fertilidade.
Apesar de, na faixa entre as vilas de Reguengos de Monsaraz e Monsaraz, se localizar uma extensa mancha de solos mediterrâneos, por vezes para barros, com uma fertilidade boa e sem problemas de erosão, esses solos de classe A e Classe B, correspondem a sensivelmente 15% do total dos solos. Assim sendo, conclui-se que a maioria dos solos existentes no concelho não produzem, sendo na sua maioria rochosos ou constituídos por mato.


Topogra​​fia

 O concelho de Reguengos de Monsaraz possui um relevo que, apesar de ondulado, é pouco acentuado, constituindo-se essencialmente por duas grandes zonas:
uma, com altitude oscilando entre os 150m e 200m, que se desenvolve ao longo dos limites Sudoeste e Sudeste, atingindo o centro do concelho;
outra com altitudes oscilando entre os 200m e 250m, que se desenvolve a Norte e a Noroeste do concelho, e se prolonga até quase aos limites a sul do concelho.


Hidro​​grafia

 O concelho de Reguengos de Monsaraz é cortado por várias linhas de água. Na sua totalidade, tratam-se de ribeiras que vão desaguar no rio Degebe, a sul-poente, e no rio Guadiana, a nascente.
Na margem esquerda do rio Guadiana encontram-se as restantes ribeiras que atravessam o concelho e que, normalmente, fazem um percurso de poente para nascente, indo, por fim, encontrar o rio Guadiana - ribeiras de Besteiros, de Azavel, da Banha, do Vale das Lebres, da Pega, das Velhas, da Quinta e do Álamo.


Ambiente e Paisag​ens

    
 Elementos de Água
  Rio Guadiana
Rio Degebe
Ribeira do Azevel
Ribeira da Caridade
Ribeira do Álamo
Albufeira de Alqueva
 
  
 Albufeiras
  Alqueva 
  
 Flora
  Azinheira, Sobreiro, Carrasco, Zambujeiro, catapereiro, Sanguinho das sebes, Murta, Madressilva, Esteva, Sargaço, Giesta das vassouras, Rosmaninho, Freixo, Amieiro, Choupo, Salgueiro, Loendro, tamargueira, Tamujo e Murta. 
   
 Fauna
  aves: Andorinha das chaminés, Andorinha dos beirais, coruja das torres, pombo-torcaz, papa amoras, toutinegra de cabeça preta, Chapim de popa, Pisco de peito ruivo, Escrevedeira de garganta cinzenta, Andorinha das rochas, Abutre do Egipto, Alcaravão, Tordeia, Cotovia pequena, Mocho galego, Trepadeira, Sisão, Tartanharão, Perdiz comum e Calhandra real.
mamíferosRaposa, Texugo, Doninha, Lebre, Toirão, Javali, Gato bravo, Saca-rabos, Gineto, Fuinha, Coelho, Mus, Rattus, Apodemus e Mus spretus.
répteis: Cobra de ferradura, Cobra bordalesa, Osga comum, Osga lagarto comum, Sardanisca argelina, Cobra-de-escada, Víbora cornuda, Cobra ratoeira e Sardanisca ibérica.
 
    
 Recursos Cinegéticos
  Tordos, estorninhos malhados, lebre, raposa, coelho, saca-rabos, rolas, pombos (torcaz e bravo), javali, perdiz, codorniz, pegas, gaios, gralhas e tarambola dourada. 
   
 Recursos Piscatórios
  Achigã, barbo, carpa, peixe sol, pardelha, lúcio, bogas, enguias, lagostins, eiroz e pimpões. 
   
 Cabos, Acidentes de Relevo e Grutas (interesse cénico)
  Serra dos Motrinos
Serra das Pedras
Barranco das Salamanquinas
 
   
 Serras
  Serra dos Motrinos 
   
 Planícies (com relevância cénica)
  Os reguengos de Monsaraz (mosaico agrícola tradicional) 
   
 Vales (com interesse cénico)
  Zona de Monsaraz​