Busto de bronze de Manuel Augusto Mendes Papança

Busto erigido em homenagem a um benemérito reguenguense a quem se deve em grande parte o engrandecimento do concelho, Manuel Augusto Mendes Papança.

Foi Presidente da Câmara Municipal por volta de 1850, sendo o seu primeiro cuidado o pagamento, do seu próprio bolso, à Fazenda Nacional a quantia de 8 mil Réis.

Mandou construir o actual edifício dos Paços do Concelho, o cemitério e o Hospital da Santa Casa da Misericórdia.

Graças à sua acção foram também calcetadas ruas, melhoradas estradas e poços para abastecimento público.

O monumento assenta em plinto de calcário branco e tem como elementos decorativos um friso e palma em bronze, material de que é feito também o busto propriamente dito. Esta obra é da autoria do escultor Gomes Mota, sobrinho, e foi fundido em 1932.

_Localização
 Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz, freguesia de Reguengos de Monsaraz.
_Tipo_Classificação_Decreto
 Arquitectura Civil n/a n/a