Freguesia de Monsaraz

Freguesia de Monsaraz

Esta Freguesia também é denominada Santa Maria do Castelo ou Santa Maria da Lagoa.

A Vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor.

O primeiro Foral foi concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. D. Manuel deu-lhe Foral novo, em Lisboa, a 1 de Junho de 1512.

A igreja Matriz foi fundada pelo condestável D. Nuno Álvares Pereira por volta de 1395, tendo a mesma sofrido alterações ao longo dos anos.

Em 1755 pertence à Comarca de Vila Viçosa, em 1839 à Comarca de Elvas e em 1852 à de Reguengos de Monsaraz.

Foi a localidade sede de Concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então Vila de Reguengos de Monsaraz, hoje Cidade.

A Vila chegou a administrar as Freguesias da Matriz (Santa Maria da Lagoa), Santiago e São Bartolomeu.

A Freguesia contém as localidades de Monsaraz (Vila), Barrada, Motrinos, Outeiro e Telheiro.

O orago é Santa Maria.