12 março 2015

UAb | sMOOC passo a passo

Lançamento de novo curso massivo on-line, o sMOOC passo a passo.

No âmbito do projeto Europeu ECO, onde a Universidade Aberta (UAb) é parceira, vai ser lançado, a 23 de março de 2015, um novo curso massivo on-line, o sMOOC passo a passo, dirigido a Professores e outros profissionais interessados no tema.

Este MOOC é apresentado com uma abordagem teórica e prática como um apelo à reflexão sobre o papel que o ensino aberto on-line e massivo, em particular os MOOC, irão ter no século XXI em qualquer processo de aprendizagem. O curso será realizado em seis línguas: Espanhol; Inglês, Francês; Italiano; Português e Alemão.

Os principais objetivos do curso são:
•    Identificar as principais tendências da formação em ambiente virtual.
•    Reconhecer as possibilidades que oferecem os sMOOC como recursos para a aprendizagem em diferentes áreas, níveis e contextos.
•    Desenvolver competências para a criação de um sMOOC passo a passo; seguindo as seguintes questões: porquê; como fazer, como gerir, como usar a tecnologia, como torná-lo acessível, como divulgar, e como avaliar e utilizar os dados.
•    Desenvolver competências para divulgar sMOOC.
•    Usar a tecnologia para realizar sMOOC de forma individual e colaborativa.
Os requisitos recomendados para participar no curso são os conhecimentos básicos de informática ao nível do utilizador, e interesses na relação entre arte, tecnologia e educação.

No âmbito do projeto ECO também vai abrir novamente o curso sobre e-competências: competências digitais para professores. Neste curso, pretende-se que os participantes reflitam sobre os desafios colocados à escola, em particular, no contexto de sala de aula, resultantes da influência das tecnologias digitais e que discutam formas de integração de ferramentas tecnológicas de aprendizagem social (social learning tools) visando melhores práticas com impactos positivos nos desempenhos dos alunos. O curso terá início no dia 27 de abril de 2015.

Consulte toda a informação sobre o Projeto ECO e seus cursos em: http://ecolearning.eu/ e https://portal.ecolearning.eu.

​Universidade Aberta - Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz