11 março 2015

UAb | Relatório sobre implementação e integração dos sistemas de informação e de gestão

Universidade Aberta (UAb) posicinada num nível elevado de implementação e integração dos sistemas de informação e de gestão

​Um estudo recente, de fevereiro de 2015, com o título "Implementação e Integração dos Sistemas de Informação e Gestão nas Instituições públicas no Ensino Superior", uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estudos, Avaliação, Planeamento e Qualidade do ISCTE-IUL, do Instituto Politécnico do Porto e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência do MEC posiciona a Universidade Aberta (UAb) num nível elevado de implementação e integração dos sistemas de informação e de gestão.

 

O inquérito foi aplicado a 20 Instituições de Ensino Superior (IES) e incidiu sobre diversos aspetos relacionados com a implementação e integração dos componentes dos sistemas de informação, designadamente plataformas; módulos e componentes de gestão académica; funcionalidades utilizadas no apoio à decisão global e estratégica. Um considerável número das IES (55%) apresenta um nível elevado de implementação dos sistemas de informação na sua gestão.

 

A UAb, no cômputo geral, está posicionada em 3.º lugar comparativamente com as suas congéneres, situando-se em todas as componentes no nível elevado, com destaque para a componente da Gestão Académica onde ocupa a primeira posição. Este resultado positivo deve-se ao forte investimento em Inovação e em Tecnologia a que a UAb tem dado prioridade, para consolidar a modernização dos seus sistemas, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados.

Do elenco de nove componentes de sistemas de informação selecionados no estudo, a UAb apresenta oito no seu sistema de informação e gestão: Gestão financeira e Contabilística; Aprovisionamento e Gestão Patrimonial; Gestão Académica; Gestão Documental; Repositório Institucional; Gestão de Recursos Humanos; Avaliação do Desempenho de Docentes e Investigadores; Gestão Global e Estratégica. Para além destes componentes apresenta dois específicos: Sistema de Comunicação Online (SITCON); e Plataforma de Ensino a Distância, desenvolvidos pela própria universidade.

​Universidade Aberta - Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz