13 março 2015

Horta da Moura e CARMIM apresentam o azeite “2450 anos” no âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015

Reguengos de Monsaraz é a Cidade Europeia do Vinho 2015

A Horta da Moura e a CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz vão apresentar o Azeite Milenar, denominado "2450 anos", proveniente de oliveiras milenares. Este evento decorre no sábado, dia 14 de março, pelas 20h, no restaurante Feitiço da Moura, na unidade de turismo Horta da Moura e está integrado na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015, que decorre durante este ano em Reguengos de Monsaraz. Durante a apresentação vão atuar Pedro Mestre e a sua viola campaniça e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O azeite "2450 anos", extra virgem, é obtido a partir de azeitonas provenientes de oliveiras milenares selecionadas, nas quais são usados esmerados cuidados culturais e apanha manual. É um azeite delicado e de superior qualidade, com um aroma suave e fresco a amêndoa, característica própria da variedade "Galega" em ótimo estado de maturação. Possui uma cor amarelo esverdeado.

Na Horta da Moura existem sete oliveiras milenares e uma está certificada como a segunda árvore mais antiga de Portugal, com 2450 anos de idade. Esta oliveira tem um perímetro médio ao nível do peito de 831 cm, um perímetro médio da base de 862 cm e uma altura do tronco de 122 cm.

A avaliação da sua idade, com uma margem de erro de dois por cento, teve por base um estudo com dados recolhidos na região do Alentejo, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Laboratório de Produtos Florestais e da Unidade de Modelação do Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Reguengos de Monsaraz é a Cidade Europeia do Vinho 2015, uma distinção atribuída pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Durante este ano vão ser organizados eventos como a I ViniReguengos, Congresso da Vinha e do Vinho, Simpósio Europeu de Confrarias Enogastronómicas, observações astronómicas com provas de vinhos, fins de semana temáticos com restaurantes, Colóquio "Prospeção em larga escala e conservação da diversidade das castas de videira em Portugal", passeios de barco no Lago Alqueva com provas de vinhos, entre muitos outros.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt