11 abril 2015

“Memórias Partilhadas – O Cuidar Integral” é tema de encontro em Reguengos de Monsaraz

Auditório Municipal

A Unidade de Cuidados Continuados Inácio Coelho Perdigão e a Associação de Voluntariado em Movimento de Reguengos de Monsaraz - MOVIREG vão organizar no dia 11 de abril com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz o encontro "Memórias Partilhadas - O Cuidar Integral". O evento decorre a partir das 9h no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz e integra o III Encontro da Movireg e as II Jornadas da Unidades de Cuidados Continuados Integrados.

Na abertura do encontro, o grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz vai cantar algumas modas em conjunto com utentes, voluntários e funcionários da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva. Na sessão de abertura vai estar José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Victor Martelo, Presidente da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Sónia Ramos, Diretora Regional da Segurança Social e Graça Eliseu, Coordenadora da Equipa de Coordenação Regional da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

O primeiro painel inicia-se às 10h15 e vai estar englobado no III Encontro da MOVIREG. A moderação será de Helena Singéis, Teóloga e Presidente da MOVIREG, e terá como oradores duas voluntárias, nomeadamente Catarina Correia, que vai falar sobre a "Missão, Visão e Valores da MOVIREG" e Dália Ferreira, que vai abordar "O voluntariado em movimento". A fechar haverá testemunhos de vários utentes e voluntários da MOVIREG e da Fundação Inácio Coelho Perdigão.

O segundo painel, intitulado "Voluntariado: benefícios para quem faz e para quem recebe", será moderado por Ana Duarte, Socióloga e Membro da Comissão Administrativa da Fundação Inácio Coelho Perdigão da Silva, e vai abordar as temáticas do "Voluntariado no Centro de Saúde", por Carlos Costa, Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar e coordenador da USF-REMO de Reguengos e Mourão, "Um inquérito sobre participantes em atividades de voluntariado", por José Palma Góis, Assistente Graduado de Psiquiatria e Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital Espírito Santo de Évora (HESE) e por Teresa Alves dos Reis, interna da especialidade de Psiquiatria do HESE, e "Aceitação ou repúdio de Cuidados de Saúde – Análise jurídica do Testamento Vital", por Nélson Pires, Advogado da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva.

Na parte da tarde decorrem as II Jornadas da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Inácio Coelho Perdigão. O terceiro painel, "Perspetivas sobre a demência", terá como moderador José Carlos Singéis, Diretor Clinico da UCCI Inácio Coelho Perdigão, e vai iniciar-se com a reprodução de um filme introdutório ao tema, seguindo-se comunicações sobre "Problemática da demência", por Hélder Marques, Coordenador da Equipa local da Administração Regional de Saúde do Alentejo, "A gestão da síndrome demencial no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários no Distrito de Évora", por Tiago Mendes, Assistente de Medicina Geral e Familiar da USF REMO – Reguengos e Mourão, "O papel do enfermeiro na demência", por Diana Santos, Enfermeira na UCCI Inácio Coelho Perdigão, e "Prevenção e primeiros cuidados das queimaduras no doente com demência", por Elsa Bento, Assistente Hospitalar de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no HESE.

O último painel, intitulado "Impacto e estratégias de intervenção ao nível da demência", vai ser moderado por Hélder Marques, Coordenador da equipa de Coordenação Local da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e vai abordar a "Demência na dinâmica familiar", por Paulo Simões, Psicólogo Clínico e Mestre em Cuidados Paliativos no HESE e na UCCI Inácio Coelho Perdigão. O Psicólogo Clínico José Mendes e a Psicomotricista da UCCI Inácio Coelho Perdigão, Maria Rita, vão apresentar o projeto "Relatos na demência: A memória de quem somos" e a fechar haverá testemunhos de Ana Duarte e Margarida Ribeiro, familiares de utentes da UCCI Inácio Coelho Perdigão.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt