22 abril 2015

Exposição, música e desporto nas comemorações do 25 de Abril

Mostra explica que propriedade agrícola em Reguengos de Monsaraz foi centro logístico da PIDE na operação desenvolvida para assassinar Humberto Delgado

O 41º aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado em Reguengos de Monsaraz com exposições, música e desporto. Na sexta-feira, 24 de abril, pelas 18h, vai ser inaugurada na Praça da Liberdade a exposição "Humberto Delgado – O General Sem Medo".

Esta mostra explora três momentos marcantes da história pessoal e política de Humberto Delgado num total de 20 painéis, mas também demonstra, segundo documentação portuguesa e espanhola que foi consultada, como Reguengos de Monsaraz entrou neste acontecimento histórico, nomeadamente por um proprietário agrícola ter disponibilizado a sua propriedade para centro logístico da operação da PIDE.

Na primeira parte da exposição é apresentada uma breve biografia da vida do General, a sua infância, formação militar, opções politicas, pioneirismo e carreira diplomática. A segunda centra-se nas eleições de 1958, entre Américo Tomás e Humberto Delgado, que é classificada pelos historiadores como o momento que marca o início do fim do salazarismo. Por último são expostos os factos que conduziram ao assassinato do General.

No mesmo dia, às 21h30, vai realizar-se no Auditório Municipal o espetáculo "Cantar Abril", com a participação de Carlos Alberto Moniz, Manuel Sérgio, Sara Sérgio, José Farinha e Rosa Marques. No sábado, pelas 9h30, nos Paços do Município, vai decorrer a cerimónia do Içar das Bandeiras, com a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que depois realizará uma arruada pelas principais artérias da cidade.

Às 10h realiza-se uma homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, no Largo dos Combatentes, e à mesma hora tem início em S. Pedro do Corval a 40ª edição da Estafeta dos Cravos. A sessão da Assembleia Municipal comemorativa do 41º aniversário do 25 de Abril decorre pelas 11h no Salão Nobre da autarquia, e às 21h30, na Biblioteca Municipal, será apresentado o espetáculo musical "Reviver as memórias de Abril", com a atuação de Hugo Soft.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt