08 maio 2015

Visitas turísticas ao concelho aumentaram 27% até abril

Visitas registadas em 2015 nos museus, monumentos, exposições e postos de turismo

As visitas turísticas aos museus, monumentos, exposições e postos de turismo do concelho de Reguengos de Monsaraz aumentaram 27,4 por cento nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o período homólogo de 2014. Entre janeiro e abril, época baixa, houve mais de 40 mil visitas a locais de interesse turístico. O significativo crescimento da afluência turística nos primeiros meses do ano poderá ser interpretado como efeito da notoriedade que Reguengos de Monsaraz tem obtido com o estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2015.

A autarquia estima que o concelho tenha recebido mais de 20 mil turistas, uma subida de cerca de 10 por cento comparativamente com o mesmo período do ano passado. Foi na vila medieval que mais cresceu o número de visitas, nomeadamente na Igreja da Misericórdia e no Museu do Fresco, com aumentos de 58,3 e 48,2 por cento, respetivamente, mas também na Igreja Matriz com mais 10,3 por cento.

Em Monsaraz, a afluência turística é também contabilizada nas exposições que estão patentes na Casa Monsaraz e na galeria da Igreja de Santiago. O Museu José Mestre Batista, inaugurado há cerca de um ano em Reguengos de Monsaraz em homenagem ao cavaleiro tauromáquico, registou mais de 850 visitas entre janeiro e abril.

Nos postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz, cerca de 8.500 turistas pediram informações sobre o concelho, correspondendo a um aumento de 32,9 por cento no da vila medieval e de 20,5 por cento no da sede de concelho. Os turistas nacionais significaram 45,8 por cento do total, seguindo-se os espanhóis com 20,8 por cento e os franceses com 10,2 por cento. Registaram-se também números significativos de turistas de Inglaterra, Brasil, Alemanha, Holanda, Bélgica, Canadá, Austrália, Itália, Japão e Estados Unidos da América.

Em 2014, a autarquia registou cerca de 134 mil visitas turísticas, mais 11,4 por cento que no ano anterior.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt