07 outubro 2015

Reguengos de Monsaraz recebe palestra de Alice Bowman, responsável da Missão New Horizons da NASA

Apresentação da Reserva Dark Sky Alqueva e dos trabalhos de astrofotografia de Miguel Claro

​​​​​Alice Bowman, responsável operacional da Missão New Horizons da NASA, vai estar esta tarde, pelas 18h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, para falar sobre a sua missão, mas também sobre ciência e o universo. A iniciativa começa com a apresentação da Reserva Dark Sky Alqueva pela responsável do projeto, Apolónia Rodrigues, e dos trabalhos de astrofotografia do fotógrafo Miguel Claro.

 

O projeto da New Horizons, chefiado pela norte-americana, consistiu no lançamento de uma sonda não tripulada da NASA projetada para voar para além de Plutão e explorar objetos da Cintura de Kuiper. O ponto alto da missão aconteceu no dia 14 de julho deste ano, após nove anos e meio de viagem e mais de 4.800 milhões de quilómetros percorridos, quando a sonda que foi lançada em 2006 passou a apenas 12.500 quilómetros de Plutão, a distância mais curta de sempre. O feito assume uma relevância especial pelo facto de ter permitido recolher informações numa zona do universo pouco explorada até hoje.

 

A cientista Alice Bowman trabalha no Laboratório de Física Aplicada da Universidade de Johns Hopkins, centro que presta serviços ao Departamento de Defesa, à NASA e a outras agências governamentais dos Estados Unidos da América. Esta palestra de Alice Bowman é uma organização da Reserva Dark Sky Alqueva e da Embaixada dos Estados Unidos da América com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt