12 maio 2016

Arcebispo de Évora destacou o dinamismo económico, cultural e social de Reguengos de Monsaraz

José Calixto recebeu D. José Alves no Salão Nobre dos Paços do Concelho

O Arcebispo de Évora, D. José Alves, foi recebido ontem, dia 11 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, no âmbito da visita pastoral que está a realizar à Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz. D. José Alves esteve acompanhado pelo Padre Manuel José e foi recebido por José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, pelo executivo municipal e pelo representante da Presidente da Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, o Arcebispo referiu que “a proximidade com as autarquias é muito importante ao nível social, pois há uma grande convergência de objetivos com a Igreja na promoção do bem-estar das populações”. D. José Alves sublinhou também “os pontos de contacto muito específicos e importantes para as instituições eclesiásticas ao nível da cultura, nomeadamente do património edificado, que são as nossas raízes e temos de cuidá-las, pois é através da arte que mais facilmente nos podemos elevar e é a razão de ser dos humanos na terra”.

José Calixto recordou o ano de 1984 em que foi aluno de D. José Alves na cadeira de Psicologia Social na Universidade de Évora e afirmou que “é deste diálogo entre instituições que pode resultar o bem-estar das populações”. O autarca disse ainda que “o património preocupa-nos muito e este executivo municipal deliberou que todos os projetos nesta área que tiverem financiamento comunitário terão certamente apoio municipal à componente nacional, pois este é o contributo que poderemos dar à Igreja e às outras instituições proprietárias de património de relevante interesse nacional e municipal”.

D. José Alves manifestou ainda as suas preocupações sobre a educação em Portugal, referindo que “tem de haver liberdade de ensino e de aprendizagem. Nunca defendi, nem defendo privilégios no ensino particular, e é uma falsa teoria que o Estado gaste mais com o particular do que no oficial. As pessoas para serem livres têm de ter alternativas”.

Depois do visionamento de um vídeo sobre as potencialidades turísticas do concelho, José Calixto ofereceu ao Arcebispo de Évora uma garrafa de vinho edição especial “Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho 2015” e o livro “Reguengos de Monsaraz – A Vinha e o Vinho”, de Gabriela Carvalho e com fotografias de João Fructuosa. Antes de visitar alguns serviços da autarquia, D. José Alves escreveu o seguinte no Livro de Honra: “Ao iniciar a Visita Pastoral à cidade de Reguengos de Monsaraz é com alegria que me apraz felicitar o Município e o seu poder autárquico pelo dinamismo económico, cultural e social que tem imprimido a esta região. Saúdo a cidade de Reguengos e faço votos para que as sinergias de que é dotada sejam aproveitadas para a promoção de um desenvolvimento sustentável para benefício das populações. Para todos imploro as bênçãos de Deus”.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt