22 janeiro 2016

Bonecas retratam os cinco momentos do casamento na exposição “A Boda na Aldeia”, na Casa das Avós

Trabalhos produzidos por senhoras entre os 55 e os 80 anos de idade na antiga escola primária de Motrinos, concelho de Reguengos de Monsaraz

“A Boda na Aldeia” é uma exposição de bonecas produzidas na Casa das Avós por um grupo de cerca de 15 senhoras com idades entre os 55 e os 80 anos de idade. Na Casa das Avós, antiga escola primária de Motrinos, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, durante dois anos foram criadas bonecas que retratam os cinco momentos do casamento tradicional durante a primeira metade do século XX.

Nesta exposição que vai ser inaugurada amanhã, dia 23 de janeiro, pelas 15h30, o visitante ao entrar depara-se com um cortejo de bonecas vestidas a rigor, arranjos florais e ambientes de alegria. Os noivos estão dispostos em espaços separados, representando os momentos mais marcantes do casamento.

Em primeiro lugar está a cerimónia religiosa. Uma fila de convidados aguarda que os noivos, em frente ao altar, recebam a bênção do padre. Segue-se o copo de água em que os noivos se preparam para partir o bolo e ao jantar aguardam que lhes seja servida uma canja de galinha em tigelas de barro.

Para perpetuar a memória deste grande evento, os noivos são fotografados num jardim de cores vibrantes. O quarto nupcial é o momento final da exposição.

“A Boda na Aldeia” retém a memória das aldeias da região durante a primeira metade do século XX. Aí nasciam e permaneciam os noivos, e a vida dos locais tinha uma dinâmica diferente da atual, sobretudo no que toca a festividades e aos rituais que lhe são associados.

Nos casamentos de aldeia há histórias curiosas, como por exemplo a dos bordados feitos pelas noivas que eram mantidos em absoluto secretismo. Um saudável desafio entre os enxovais que despertava grande expetativa nos convidados, amigos e vizinhos em visitar a casa dos noivos no dia do casamento.

Esta exposição permanente em que as bonecas ganham vida e onde os tempos (passado e presente) se unem em harmonia pode ser visitada às terças e quintas-feiras das 10h às 17h30 e aos domingos das 14h30 às 18h. “A Boda na Aldeia” é a terceira mostra da Casa das Avós, depois das exposições “Arte Comunitária”, em 2012, que apresentou artigos de uso regional, como as rendas, os bordados, as taleigas e os alforges, e “O pão de cada dia”, em 2013, quando puderam ser apreciados mais de 300 sacos do pão feitos em pano.

O projeto Casa das Avós, que está a ser desenvolvido em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Monsaraz, foi uma sugestão da comunidade de Motrinos para combater o isolamento social e para que as pessoas idosas possam conviver e estar em atividade ao produzirem os artigos tradicionais que aprenderam na sua juventude.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt