07 novembro 2017

Iniciativa UAb “Cinema, vídeo e educação. possibilidades pedagógicas de exploração didática” na Escola Secundária André de Gouveia

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, realiza a Ação de Curta Duração - Seminário “Cinema, vídeo e educação. Possibilidades pedagógicas de exploração didática”, no dia 6 de dezembro de 2017, pelas 15:00 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora.

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, realiza a Ação de Curta Duração - Seminário "Cinema, vídeo e educação. Possibilidades pedagógicas de exploração didática", no dia 6 de dezembro de 2017, pelas 15:00 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora.

A iniciativa justifica-se pelo facto de, em tempos de profundas mudanças sociais, económicas e culturais e da vertiginosa evolução das tecnologias digitais depararmo-nos com a necessidade de (re)pensar e renovar os processos, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável.

Conscientes desta necessidade, na generalidade, as escolas têm vindo a apresentar iniciativas reformadoras, contemplando nos seus planos estratégicos novas molduras de funcionamento. Muitos educadores, respondendo a este desafio, têm procurado recorrer a objetos de aprendizagem audiovisuais que tornem estes processos de aprendizagem mais sofisticados. No entanto, quer por razões pedagógicas, tecnológicas ou formativas, nem sempre tem sido tarefa fácil. Assim, urge realizar abordagens que apontem possibilidades de exploração e integração do cinema em contexto educativo. Assim, com o intuito, de estudar fundamentadamente estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente este tipo de recurso, nesta ação são apresentados alguns exemplos de estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.

A Ação, tem a duração de 3 horas, e tem como principais destinatários professores do ensino básico e secundário, formadores, educadores, e outros interessados pela temática da educação e cinema.

A inscrição é gratuita e a assistência na ação permite a obtenção de certificado de participação. A Ação de Curta Duração é reconhecida e certificada pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco.

Inscreva-se na iniciativa através do link https://goo.gl/forms/b02VjQmoTgXvaUxN2

 

Mais informação:

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Reguengos de Monsaraz

Tlm.: 915 676 324| Email: cla.reguengosdemonsaraz@uab.pt