24 março 2016

Reguengos de Monsaraz já entregou 70 parcelas de terreno à população para cultivo de hortas

Terceira fase do projeto Hortas Urbanas integrou a requalificação do espaço e a criação de parcelas preparadas para pessoas com mobilidade condicionada

No âmbito do projeto Hortas Urbanas, o Município de Reguengos de Monsaraz entregou no dia 20 de março mais 37 parcelas de terreno, cada uma com 30 metros quadrados. No ano passado, nos meses de maio e de julho, a autarquia atribuiu um total de 33 parcelas de terreno na mesma zona, localizada próximo da antiga estação de caminho-de-ferro.

Na terceira fase deste projeto comunitário foram efetuadas obras de requalificação do espaço, como a criação de três parcelas preparadas para pessoas com mobilidade condicionada, a construção de uma rampa de acesso aos dois patamares, a colocação de uma pérgula com vegetação para ensombramento e de mobiliário urbano, nomeadamente mesas e bancos. No total foram atribuídas 70 parcelas de terreno com pontos de água individuais, restando apenas quatro para novos interessados, entre as quais as três parcelas destinadas a pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto Hortas Urbanas consiste na concessão gratuita de parcelas de terreno para plantação de produtos agrícolas pela população. Os beneficiários podem semear culturas hortícolas, flores de corte e plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

Este equipamento comunitário tem uma importante componente social, pois complementa fontes de subsistência alimentar aos beneficiários, reforça o apoio a famílias carenciadas, desenvolve hábitos alimentares saudáveis, promove a sensibilização ambiental e social da comunidade e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis. A autarquia sensibiliza para a utilização da compostagem e sobre os resíduos orgânicos e a sua importância para a melhoria da fertilidade do solo.

O projeto Hortas Urbanas possibilita o acesso gratuito à plantação de uma horta a quem não possui terrenos para esse efeito e potencia o convívio entre os aderentes. Os interessados em receber uma parcela de terreno têm de ser maiores de idade e residentes no concelho de Reguengos de Monsaraz.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt