06 julho 2016

Reguengos de Monsaraz vai investir 1,2 milhões de euros na mobilidade urbana

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Reguengos de Monsaraz prevê investimentos de 1,2 milhões de euros na mobilidade urbana. A autarquia vai avançar no próximo ano com a construção da via pedonal e ciclável da cidade, a requalificação do parque de estacionamento do Rossio e da zona envolvente à Escola Secundária Conde de Monsaraz, mas também com a modernização de vias pedonais em Reguengos de Monsaraz e em S. Pedro do Corval.

O contrato de financiamento comunitário do PEDU que o Município de Reguengos de Monsaraz assinou recentemente com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, no total de 3,1 milhões de euros, terá projetos nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para ajudar as comunidades desfavorecidas, apoiados a 85 por cento pelo Portugal 2020.

A via pedonal e ciclável deverá ter uma extensão de 2,88 quilómetros em dois eixos estruturantes e vai promover a reordenamento do trânsito automóvel dentro da cidade com o fecho de duas artérias e a passagem de outras de dois sentidos para um, aumentando assim o ambiente urbano através da redução de emissão de poluentes e do ruído. O primeiro eixo terá início no antigo caminho-de-ferro, passando pela Rotunda 25 de Abril, Avenida António José de Almeida, Praça da Liberdade, Praça de Santo António, Escola Secundária Conde de Monsaraz e EB1 de Reguengos, permitindo o acesso a um conjunto de serviços, como as finanças, o tribunal, a câmara municipal e os CTT, mas também à Rua do Comércio, ao Parque da Cidade, ao Mercado Municipal e à Biblioteca Municipal. O outro eixo vai ligar a Praça de Santo António ao Parque de Feiras e Exposições.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano prevê também a requalificação do parque de estacionamento do Rossio, em Reguengos de Monsaraz, aumentando a zona de estacionamento para 42 veículos, mais 24 lugares do que os existentes. A autarquia vai igualmente regenerar a zona envolvente à Escola Secundária Conde de Monsaraz. As obras visam a valorização do chafariz, colocação de bancos, estacionamento de bicicletas e alargamento de passeios com novos pavimentos.

Para que se promova a circulação pedonal numa dinâmica social ordenada e coerente, a autarquia propõe a regeneração urbana dos passeios da Rua de São Marcos do Campo e das vias que fazem a ligação do centro da cidade até ao Centro de Saúde. Em S. Pedro do Corval, a autarquia vai requalificar a Rua António Jacinto Rosa, a Rua Professor Cândido e a Rua de São Pedro.

Com estas intervenções, pretende-se implementar um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional, que permita diminuir o uso do transporte individual e simultaneamente garantir a adequada mobilidade das populações, promover a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental. Neste sentido, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende reduzir em 20 por cento a libertação de gases poluentes para a atmosfera.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt