06 fevereiro 2017

A DECO e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz reforçam os direitos dos consumidores em 2016

A DECO - Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, registou no ano de 2016, um aumento de quase 110% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Reguengos de Monsaraz recebe na tarde das segundas quintas-feiras de cada mês, uma jurista da DECO Évora que no Gabinete de Acão Social da Câmara Municipal atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito aos consumidores.

Em resultado do protocolo com o Município de Reguengos de Monsaraz, verificámos durante 2016 um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores de Reguengos de Monsaraz, tendo sido registados 104 pedidos de intervenção, número muito superior ao de 2015 em que se registaram 50 pedidos. As comunicações eletrónicas (34%), situações de sobre-endividamento das famílias (29%), e ainda os serviços financeiros (12%,) foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.

A DECO e Câmara tem desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Reguengos de Monsaraz resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e fazer uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso tem sido também dinamizados espaços de informação na imprensa escrita e em rádios locais oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação. A autarquia tem-se associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre os temas que mais preocupam a população desta região do Alentejo, como seja as questões relacionadas com a gestão do orçamento; os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho poderão beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para o efeito, contacto prévio com a Autarquia a fim de realizarem marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 266 508 170.

A Direção da Delegação