29 maio 2015

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz realiza o Fórum Criança

Música, teatro e comunicações como “Que risco há numa poção mágica: O que o Asterix não sabia sobre os riscos das substâncias psicoativas”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Reguengos de Monsaraz vai organizar no dia 1 de junho o Fórum Criança. A quinta edição desta iniciativa decorre no Dia da Criança, a partir das 10h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, este ano subordinada à temática do álcool, drogas e formas de violência, entre as quais no namoro. Desta forma pretende-se informar, sensibilizar e envolver todos os cidadãos para a promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em risco.

A sessão de abertura terá a presença de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Ana Duarte, Presidente da Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz, António Ribeiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco e Marta Santos, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Reguengos de Monsaraz.

Segue-se o primeiro painel do fórum, denominado “Que risco há numa poção mágica: O que o Asterix não sabia sobre os riscos das substâncias psicoativas”, por Paulo Jesus, coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, que terá como moderadora Joaquina Margalha, Vereadora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Às 11h vai decorrer o “Crazy Selfie”, um momento de animação e interação com os participantes em que serão tiradas fotos em molduras previamente elaboradas com mensagens alusivas aos direitos das crianças. Segue-se a apresentação de uma peça de teatro musical pelos alunos de música do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

A fechar a manhã, o segundo painel será uma ação de sensibilização sobre a violência nos relacionamentos, intitulada “Namorar com fair play – Violência no namoro”, por Maria Gabriela Segurado, da Delegação Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, com moderação de Nuno Ramalho, Presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

Pelas 14h30 inicia-se o terceiro painel, moderado por Rui Plácido, Cabo-Chefe do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz da GNR, em que será abordada a temática “Crianças e jovens vítimas de violência - compreender, prevenir e intervir”, com uma comunicação de Balbina Silva, Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Setúbal da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima. Antes do encerramento do fórum, pelas 15h15, haverá música com as atuações de Margarida Santos e do grupo “Zinga, Zinga” com João Falé e Diogo Cebola”.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt