03 agosto 2016

Construção da variante à Ponte do Albardão e da nova ponte sobre o Rio Degebe inicia-se na sexta-feira

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas vai estar em Reguengos de Monsaraz para visitar o início das obras

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, vai estar na sexta-feira em Reguengos de Monsaraz para dar início à construção da variante e de uma nova ponte sobre o Rio Degebe na Estrada Nacional 256 para substituir a Ponte do Albardão. A obra visa a correção do traçado com várias curvas nesta zona da estrada onde já se registaram muitos acidentes.

No Salão Nobre dos Paços do Município, pelas 10h30, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai falar sobre a importância desta obra para o concelho, seguindo-se a apresentação da empreitada por Carlos Santinho Horta, Diretor da Rede Rodoviária da Infraestruturas de Portugal, e a assinatura do auto de consignação. Às 11h05 haverá uma intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que depois vai visitar o início das obras.

O projeto "EN 256 Variante à Ponte do Albardão, incluindo nova ponte sobre o Rio Degebe" está contemplado no Plano de Proximidade 2015-2019 da Infraestruturas de Portugal com um investimento de três milhões de euros e prazo de execução de 300 dias. A variante terá 2,7 quilómetros de extensão e a nova ponte sobre o Rio Degebe ficará com 117,5 metros de comprimento, retirando o trânsito da Ponte do Albardão, que é demasiado estreita e não permite o atravessamento automóvel em simultâneo nos dois sentidos da estrada.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que "recentemente foram ultrapassados os últimos obstáculos que impediam o início da construção da ponte e da variante, obras de grande importância para o desenvolvimento económico e turístico do concelho e para a segurança de todos os automobilistas que circulam nesta via. Quero expressar a satisfação da autarquia porque este é um dia histórico para o nosso concelho e para toda esta região, pois finalmente vai iniciar-se uma obra que reclamamos há mais de uma década e que vai resolver o mais grave e persistente problema de segurança rodoviária do Alentejo".

 

As obras da variante à Ponte do Albardão, que inclui a ponte sobre o Rio Degebe, já haviam sido anunciadas em maio de 2010 pelo então Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, numa cerimónia que decorreu em Reguengos de Monsaraz. Em janeiro de 2011 a autarquia fora informada que a empreitada estava em fase de adjudicação e que as obras se iniciavam nesse ano, mas o procedimento foi anulado em abril de 2014 sem ter sido dado conhecimento ao município.

A EN 256 é uma via fundamental para o concelho de Reguengos de Monsaraz e para os seus munícipes, pois é a principal acessibilidade de ligação a Évora e à capital do país, à autoestrada mais próxima e a Espanha. Esta estrada regista todos os anos um aumento substancial de tráfego, pois para além das deslocações por motivos de trabalho e de lazer entre concelhos vizinhos, o desenvolvimento turístico desta região e o Grande Lago Alqueva têm conduzido a um crescimento significativo de turistas que utilizam esta via.​

Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt