25 setembro 2015

Dia Mundial do Turismo assinalado com visitas guiadas à vila medieval de Monsaraz

Município de Reguengos de Monsaraz vai oferecer lembranças aos turistas

​O Dia Mundial do Turismo vai ser assinalado no domingo, dia 27 de setembro, com duas visitas guiadas à vila medieval de Monsaraz. As visitas são gratuitas, têm início no Posto de Turismo de Monsaraz às 10h e às 15h e cada participante vai receber uma lembrança oferecida pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

Os turistas vão poder apreciar o Museu do Fresco, edifício onde existe uma pintura do século XV e exemplar único em Portugal, que representa a alegoria da justiça terrena com o bom e o mau juiz como elementos principais, e em que se evidenciam as formas tradicionais de isenção e corrupção humanas. Neste espaço está também patente a exposição
"O Mundo Rural – uma perspetiva socioeconómica", que retrata a vida económica e social da população do concelho de Reguengos de Monsaraz desde o século XIX.

Na vila medieval, os turistas poderão ainda apreciar a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja de Santiago, a Igreja da Misericórdia, a Casa da Inquisição, a cisterna, a Torre de Menagem, a Capela de S. José, a Casa Monsaraz, o Pelourinho e a Praça de Armas do castelo. Quem desejar conhecer melhor o património do concelho poderá ainda visitar os monumentos megalíticos, como o Cromeleque do Xerez, o Menir do Outeiro, o Menir da B​elhoa ou as Antas 1 e 2 do olival da Pega, mas também o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade, a fábrica das mantas alentejanas, o Museu José Mestre Batista, a Biblioteca Municipal e a Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz, ou desfrutar do Grande Lago Alqueva.

No ano passado, o concelho de Reguengos de Monsaraz registou mais de 134 mil visitas turísticas nos monumentos e postos de turismo, correspondendo a cerca de 65 mil turistas.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado pela Organização Mundial do Turismo desde 27 de Setembro de 1980.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt