14 outubro 2015

Espaço do Cidadão em funcionamento com novos serviços

Modernização e aproximação da administração aos cidadãos

​Na sequência do protocolo assinado entre o Município de Reguengos de Monsaraz e a Agência para a Modernização Administrativa, o Espaço do Cidadão de Reguengos de Monsaraz entrou em funcionamento no dia 1 de outubro nas instalações do Balcão Único Municipal. Os Espaços do Cidadão são balcões multisserviços onde o cidadão poderá tratar localmente, através de um atendimento digital assistido, um conjunto de serviços da competência de várias entidades da administração central, criando condições para que munícipes, investidores e todos aqueles que trabalham ou prestam a sua atividade no concelho possam, com comodidade, poupança de tempo e de custos, tratar de vários assuntos que ainda não podiam ser resolvidos em Reguengos de Monsaraz.


Os munícipes podem resolver assuntos como o registo de contrato de trabalho, submissão de candidaturas ao programa Porta 65, alteração de morada, revalidação e pedidos de substituição ou de segundas vias de carta de condução, mas também aceder ao portal do utente do Ministério da Saúde para marcação de consultas médicas, inscrição ou transferência de centro de saúde, apresentação de pedidos de isenção de taxas moderadoras, entre outros.

A lista de serviços no Espaço do Cidadão será dinâmica e pretende-se disponibilizar localmente mais serviços que correspondam às necessidades reais da população. Os serviços que a administração central já presta no concelho continuarão a estar disponíveis nos locais habituais para que assim não exista concorrência entre prestadores de serviços.

A autarquia considera a possibilidade de no futuro disponibilizar este serviço nas restantes freguesias do concelho, no âmbito das políticas de modernização administrativa e de aproximação da administração aos cidadãos que tem vindo a implementar.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
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