06 dezembro 2016

Exposição “Luz e Nus” na vila medieval de Monsaraz

António Villar de Souza apresenta mostra de pintura na Igreja de Santiago – Galeria de Arte

"Luz e Nus" é o título da exposição de pintura que António Villar de Souza apresenta entre os dias 8 de dezembro e 29 de janeiro de 2017 na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h30.

António Villar de Souza nasceu em 1945 em Lisboa e vive desde 1982 em Reguengos de Monsaraz. Escultor, pintor, ceramista, designer, autor de banda desenhada e de cartoons, mas também ensaísta de história mítica e romancista, Villar de Souza diz que "desde sempre as obras saídas das minhas mãos obedecem a projetos com pés e cabeça, significando o estudo da personalidade dos materiais escolhidos de modo a adaptá-los à minha criatividade, às técnicas que conheço, à minha visão da Arte e às diferentes atividades artísticas que produzo".

O artista afirma que a exposição ""Luz e Nus" é uma inspiração já com alguns anos de amadurecimento que só agora concretizei. Com sete anos modelei em barro o meu primeiro nu artístico e, lembro-me como se fosse hoje, de executar algumas experiências no meu quarto com a lâmpada do candeeiro da mesa-de-cabeceira, extasiado com os diversos claros/escuros que, conforme o movimento da luz ou do meu modelo, me era possível observar".

Por isso, esta mostra que Villar de Souza dedica à sua mulher e filhos, "talvez seja o lamechismo das recordações de infância, mas são com certeza a beleza dos volumes anatómicos dos corpos femininos perante o contraste das sombras. Criar esta exposição foi um desafio para que a simplicidade dos temas constituísse uma descoberta, em que a luz e a ausência dela tornassem simples e explícitos os contornos dos modelos".

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.p