10 julho 2015

Festa do Cante nas Terras do Grande Lago homenageia Cante Alentejano na vila medieval de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago vai decorrer nos dias 18, 24 e 25 de julho na vila medieval de Monsaraz. O Cante Alentejano, classificado no ano passado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, será homenageado pelo Município de Reguengos de Monsaraz com a inauguração de um monumento, no dia 18 de julho, pelas 19h30, no Parque do Corro.

Nesta cerimónia vão atuar os cinco grupos corais do concelho, nomeadamente o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Os Bel’Aurora, Grupo Coral Os Amigos do Cante de São Marcos - Falcões e Grupo Coral Gente Nova de Campinho, que meia hora mais tarde vão também interpretar as suas modas na homenagem a Joaquim Cardoso, na Casa do Cante. Joaquim Cardoso, anterior presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz e autarca durante quase duas décadas, faleceu no início deste ano, tendo dedicado a sua vida à dinamização cultural da sua terra e à valorização e promoção do Cante Alentejano.

No dia 24 de julho, pelas 22h, a vila medieval recebe o espetáculo “Pedro Mestre - Campaniça a despique”, com Janita Salomé, Pedro Mestre, o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento e o Grupo 4 ao Sul. No dia seguinte, à mesma hora, decorre a Gala do Cante, intitulada “O Cante… uma história de vida”, com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, Grupo Coral Os Almocreves e Grupo Alentejo Cantado, e ainda poesia com Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Farinha.

Nos dias 24 e 25 de julho, na Casa do Cante, decorre a conferência sobre Cante e património, intitulada “Práticas Musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património”. A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é um evento integrado na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt