25 setembro 2015

Gonçalo Jordão pintou o teto do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz

Artista retratou os símbolos do concelho, como a olaria, as mantas alentejanas, a vinha e o vinho

Gonçalo Jordão, muralista que integrou a equipa de Direção de Arte do filme "Grand Budapest Hotel", que venceu este ano o Óscar nessa categoria, pintou o teto do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz. O artista desenvolveu o seu projeto de pintura decorativa durante dois meses, conferindo ao Salão Nobre uma entrada para outra dimensão, retratando os símbolos do concelho numa estrutura arquitetónica clássica, de acordo com a época do edifício.

No domingo, dia 27 de setembro, entre as 10h e as 13h, Gonçalo Jordão vai estar no Salão Nobre para apresentar a sua obra a toda a população. Esta é uma das formas da autarquia transmitir às próximas gerações a importância que a distinção de Cidade Europeia do Vinho 2015 teve para o concelho.

A pintura evoluiu desde a sanca real, com uma balaustrada vazada recortando o céu, desenvolvendo-se todo o conjunto a partir destes elementos pintados de forma a simular pedra. Na balaustrada foram pintados elementos decorativos interligados entre si por uma secção que se cruza, formando um anel de onde partem duas folhas de acanto.

No corpo central foram representadas em cada um dos lados duas mantas alentejanas, com os padrões ainda produzidos em Reguengos de Monsaraz, e três talhas envolvidas por folhas e cachos de videira com ramificações espalhadas por toda a balaustrada que se desenvolve ao longo da sanca real, que simbolizam a importância económica e social que a olaria, a vinha e o vinho têm desde há mais de um século nesta região.

Gonçalo Jordão já participou em vários filmes, entre os quais "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson e interpretado por atores como Ralph Fiennes, Adrien Brody, Murray Abraham ou Jude Law. O artista integrou
a equipa de Direção de Arte dirigida por Anna Pinnock e Adam Stockhausen, distinguida pela Academia das Ciências e Artes Cinematográficas em Hollywood, tendo sido o responsável pela pintura das paredes do cenário do lóbi do hotel.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt​