21 abril 2017

José Calixto publica crónicas de uma década no livro “Sentir Reguengos”

Livro do Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz reúne os artigos de opinião que escreveu no jornal Palavra

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar o seu segundo livro, "Sentir Reguengos", durante a 21.ª edição da Feira do Livro. O lançamento da publicação vai decorrer no dia 25 de abril, pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

"Sentir Reguengos", publicado pela Estremoz Editora, reúne as crónicas que o autor escreveu durante uma década no jornal Palavra e pretende ser uma coletânea de muitos momentos de reflexão. Nesta obra, integrada nas comemorações dos 50 anos do jornal, José Calixto aponta os grandes desígnios coletivos do concelho de Reguengos de Monsaraz e da região Alentejo.

O autor diz que "os sentimentos revelados mês após mês correspondem a uma tentativa constante de ajudar a sua comunidade natal num percurso de desenvolvimento sustentável. Este percurso faz-se por "Amor à Nossa Terra" e porque nunca nos devemos arrepender do que dizemos ou escrevemos ao longo da vida. Mais do que alcançar integralmente os nossos objetivos devemos sempre poder provar que lutámos por eles até ao limite das nossas forças".

"A estratégia para o turismo no Alentejo", "A prioridade de defesa do ambiente e da biodiversidade", "O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Reguengos de Monsaraz", "Alqueva, o início de um novo ciclo e a regionalização", "O investimento público e municipal", "Habitação digna, sempre uma prioridade", "A reforma do Poder Local e o emagrecimento do Estado" e "O valor que sempre devemos dar aos (escassos) recursos públicos", são alguns dos títulos e temas das mais de uma centena de crónicas escritas no jornal Palavra e agora publicadas no livro "Sentir Reguengos".

Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, prefaciou a obra e escreveu: "Neste livro é possível observar, ao longo de mais de uma década, um pensamento coerente e estratégico, antecipador de uma ação política e social em prol da melhoria de uma população e de um concelho que desde há muito é visto e respeitado como um exemplo e um oásis de boa gestão e de prosperidade, que gostaríamos de ver multiplicado pela Região e pelo País".

José Calixto nasceu a 25 de abril de 1964, é natural de Reguengos de Monsaraz, Licenciado em Economia pela Universidade de Évora, Pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra e em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente exerce funções como Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Presidente da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, Vice-presidente do Conselho Diretivo da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Vice-presidente do Conselho Regional do Alentejo, entre outros cargos.

​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt