24 junho 2015

Miguel Claro apresenta exposição de astrofotografia na vila medieval de Monsaraz

Evento integrado na programação de Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho 2015

A vila medieval de Monsaraz vai receber nas suas ruas a exposição itinerante de astrofotografia “Dark Sky Alqueva: O Destino das Estrelas”, de Miguel Claro. A mostra está integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015, vai ser inaugurada no dia 27 de junho, às 18h, e pode ser apreciada até 30 de setembro.

Nesta exposição o visitante irá mergulhar no "Universo Dark Sky Alqueva" e deixar-se guiar por entre imagens que retratam desde fenómenos celestes e atmosféricos, à forte presença megalítica da região, que numa união entre Céu e Terra, se revela o enquadramento perfeito para enfatizar o património paisagístico e cultural de Monsaraz, servindo como cenário natural perfeito para destacar a esmagadora e imponente presença da nossa galáxia, a Via Láctea, que repleta de enxames de estrelas, nebulosas de emissão de gases e poeira estelar, faz ressaltar o imaginário de sonho de qualquer um.

Miguel Claro é fotógrafo profissional, autor e comunicador de divulgação científica na área da Astronomia. É também o astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva e membro da equipa de formadores “Fotonature”. Colabora ainda com a revista National Geographic Portugal, com a Ciel et Espace e a Astronomy Magazine. É júri presidente do concurso internacional de fotografia noturna “Photo Nightscape Award - PNA”, que se realiza anualmente em Paris. Já foi conferencista em duas edições TEDx, em Lisboa e Caldas da Rainha, e é autor da obra “Astrofotografia - Imagens à luz das estrelas”, da editora Centro Atlântico. As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas nos diversos meios de comunicação social, nas mais prestigiadas revistas e páginas internacionais como a “Astronomy Picture of the Day”, da NASA.

A exposição itinerante de astrofotografia “Dark Sky Alqueva: O Destino das Estrelas” é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pela Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo. Reguengos de Monsaraz integra a Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro sítio no mundo a receber a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt