16 novembro 2015

Reguengos de Monsaraz com 100 por cento de qualidade de água segura

Avaliação de 2014 publicada no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal

O Município de Reguengos de Monsaraz apresentou um valor de qualidade de água segura de 100 por cento, segundo os dados do RASARP 2015 - Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal referente ao controlo da qualidade da água para consumo humano, de acordo com a avaliação de 2014. A autarquia efetuou a totalidade das análises de rotina e de inspeção, verificando-se que todos os parâmetros biológicos e químicos foram cumpridos, sendo considerada água de boa qualidade.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos considera como água segura (água controlada e de boa qualidade) quando são efetuadas todas as análises e são cumpridos 99 por cento dos valores paramétricos especificados na legislação. A média de água segura em Portugal continental é de 98,41 por cento.

Na região Alentejo, num total de 59 municípios (entidades gestoras em baixa), Reguengos de Monsaraz está num grupo de dez municípios que têm 100 por cento de água segura. No ano passado, a autarquia realizou 130 análises de controlo da qualidade biológica e química da água e analisaram-se 520 parâmetros.

Em 2014, o Município de Reguengos de Monsaraz investiu 700 mil euros para melhorar a qualidade da água no concelho, como por exemplo em trabalhos de substituição de válvulas e deteção e correção de fugas de água. Este ano, a autarquia já efetuou investimentos de 728 mil euros na renovação do parque de contadores, reparação de roturas, substituição de válvulas em Reguengos de Monsaraz e na requalificação da rede em baixa da localidade de S. Marcos do Campo, que permitiu recuperação de perdas de 153 por cento, melhoria da pressão e da qualidade da água.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt