25 junho 2015

Reguengos de Monsaraz recebe estágio de jovens vitivinicultores europeus

Aulas e visitas a produtores oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015

“Vinha e territórios: na senda dos vinhos da antiguidade com os olhos postos na modernidade” é o tema do Estágio RECEVIN para Jovens Vitivinicultores Europeus, que está a decorrer desde hoje e até ao próximo sábado em Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz em parceria com a RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho e tem a participação de vários especialistas nas áreas da vitivinicultura, enologia, ambiente e sustentabilidade.

 

O estágio iniciou-se esta manhã no Salão Nobre da autarquia com uma aula dada por Attilio Scienza Titolo, professor de Viticultura na Universidade de Milão, sobre o tema “Das vinhas selvagens às castas: as etapas de uma longa viagem”. De tarde realiza-se uma visita à CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz com prova de vinhos e em seguida os jovens vitivinicultores europeus vão conhecer o Grande Lago Alqueva, num passeio de barco com degustação dos vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015.

 

Amanhã, dia 26 de junho, às 9h, Attilio Scienza Titolo vai lecionar a segunda aula do estágio, com o tema “Circulação varietal no antigo Mediterrâneo: do mito à descoberta do ADN”. Pela tarde, os participantes vão visitar o produtor de vinho Monte dos Perdigões, conhecer a vila medieval de Monsaraz, o Museu do Fresco e o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade.

 

A última aula vai realizar-se no sábado, no Auditório da Biblioteca Municipal, com Filipe Perdiz e António Mau, técnicos da ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, que vão abordar o tema das castas autóctones, seguindo-se uma prova de vinhos no Espaço Vinho com Arte. O final do estágio vai proporcionar aos jovens vitivinicultores uma visita à Ervideira para provarem os vinhos de mais um produtor oficial da Cidade Europeia do Vinho 2015 e ao Festival do Lagostim, que decorre de 26 a 28 de junho em S. Pedro do Corval.

 

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt