04 dezembro 2015

Reguengos de Monsaraz vai comemorar o Dia da Cidade

Cerimónia com atuação da Orquestra Ligeira do Alentejo e atribuição de distinções honoríficas municipais

Reguengos de Monsaraz vai assinalar na terça-feira, dia 8 de dezembro, o 11.º aniversário da elevação à categoria administrativa de cidade, proposta aprovada na Assembleia da República no dia 9 de dezembro de 2004. O programa comemorativo integra a partir das 21h30, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições, um concerto pela Orquestra Ligeira do Alentejo e a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas do município.

A autarquia vai atribuir 48 medalhas a personalidades, trabalhadores do município, instituições e
empresas que se distinguiram em várias áreas da sociedade reguenguense. Todas as condecorações foram aprovadas pelo Executivo Municipal e pela Assembleia Municipal.

A CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz vai receber a Medalha de Ouro, galardão destinado a
agraciar pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido por feitos excecionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, por notáveis atos de coragem ou de abnegação, ou pela concessão de benefícios de excecional relevância, cujo nome esteja ligado à vida ou à história do município.

A autarquia vai também premiar personalidades, empresas e instituições que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e prestígio do município.
António José Medinas, anterior presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, vai ser agraciado pelo concelho com a medalha de prata pelo mérito cívico.

Na área cultural, o município vai entregar medalhas de mérito para distinguir o contributo neste campo a Ana Paula Amendoeira, atual Diretora Regional de Cultura do Alentejo, à Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, à Sociedade Filarmónica Corvalense, à Fábrica Alentejana de Lanifícios e a Joaquim Cardoso, que foi presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz e do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz.

O Esporão vai receber uma medalha de prata para premiar o seu mérito ambiental. No âmbito do mérito científico, vão ser distinguidos Maria Clara Capucho, médica otorrinolaringologista com especialidade em patologias nasais
e auditivas, e Fernando Martelo, médico-cirurgião com especialidade cardiotorácica.

O Atlético Sport Clube, Luís Laureano (Basquetebol) e José Rondão (Ginástica) vão receber a medalha de prata pela sua relevância desportiva.
A Gota – União de Dadores Benévolos de Sangue de Corval vai ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área social, e a Plantivet e o Monte Sharish pelo mérito empreendedor.

Os trabalhadores e colaboradores da autarquia que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública vão receber a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz. Assim, de acordo com o tempo de serviço, este ano vão ser entregues 15 medalhas de ouro, 10 de prata e sete de bronze a funcionários da autarquia.

Gabinete de Comunicação e Imagem
imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt