12 setembro 2016

Reguengos de Monsaraz promove apresentação de livro e workshop sobre as comunidades ciganas

Inclusão social

​A inclusão de pessoas de etnia cigana é uma prioridade social do Município de Reguengos de Monsaraz e por isso, amanhã, dia 13 de setembro, a partir das 16h, vai realizar no auditório da Biblioteca Municipal o workshop "Intervenção Social com as Comunidades Ciganas" e promover a apresentação do livro "Singular do Plural", dos sociólogos Maria José Vicente (texto) e Sérgio Aires (fotografia).

A
publicação insere-se na campanha nacional "A discriminação é falta de educação", uma iniciativa da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza. Nesta obra, a autora escreveu sobre "20 pessoas. 20 ciganos e ciganas. 20 profissões. Para quê? Para desmistificar um plural - "os ciganos" -, supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências".

O workshop vai ser dinamizado por Maria José Vicente, técnica da EAPN Portugal com experiência em projetos nacionais e europeus de intervenção com comunidades ciganas. Esta iniciativa tem como objetivos difundir um maior conhecimento sobre as caraterísticas e os aspetos culturais que apresentam as comunidades ciganas para promover a sua efetiva inclusão, sensibilizar e capacitar os participantes para melhorarem as respostas e estratégias de intervenção e fomentar o intercâmbio de experiências e boas práticas existentes nesta área. Os conteúdos do workshop vão abordar a situação das comunidades ciganas em Portugal, as representações existentes e a sua desmistificação e as estratégias de intervenção.

Considerando que cerca de 12 milhões de cidadãos da União Europeia são de etnia cigana e
vivenciam situações de marginalização, exclusão social, discriminação, segregação e pobreza extrema, a autarquia considera muito importante concentrar esforços para garantir a inclusão social das comunidades ciganas. Por isso é fundamental conhecer estas comunidades, as suas necessidades e os desafios que se colocam à sua efetiva inclusão, para se atingir uma eficiente intervenção.

​Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.p​t