25 maio 2015

SOS Criança e SOS Criança Desaparecida: fixa estes números

Caso necessites de alguma informação, proteção ou conversar poderás contactar este serviço através do número de telefone 116 111 ou chat. Em caso de estares perdida/o, em fuga, ou desaparecida/o ou ainda se fores raptada/o, liga 116 000

Caso necessites de alguma informação, proteção ou conversar poderás contactar este serviço através do número de telefone 116 111 ou chat.

​Atenção: Em caso de estares perdida/o, em fuga, ou desaparecida/o ou ainda se fores raptada/o, liga 116 000 (24h/dia - no período noturno, aos fins de semana e feriados, as chamadas são reencaminhadas para a Policia judiciária).

O SOS-Criança nasceu de um sonho da Drª. Aurora Fonseca, com a vocação de ouvir e dar voz à Criança e ao Jovem, promovendo e defendendo os seus direitos. Este serviço tem como objetivo dar apoio à Criança em Portugal, principalmente à Criança em risco, maltratada e/ou abusada sexualmente, desaparecida, desintegrada na escola, com conflitos com os pais, que se sente rejeitada ou tem ideação suicida, procurando encontrar soluções para estas situações-problema.

O SOS-Criança é acima de tudo um serviço de prevenção que pretende atuar antes que a situação de risco se concretize.

 

Objetivos gerais:

- Promover e Defender os Direitos da Criança;

- Ouvir e dar Voz à Criança e ao Jovem;

- Apoiar a Criança e a Família;

- Promover a integração social da Criança e da Família;

- Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e integral da Criança e do Jovem;

- Garantir à Criança o direito à palavra, proteção em situação de risco/ou mau trato, quando privada de afeição, isolada, abandonada, ameaçada de agressão física, sexual, negligenciada ou obrigada a trabalhar prematuramente;

- Sensibilizar as estruturas oficiais e particulares, e da sociedade em geral, para a problemática da Criança;

- Combater as situações de desaparecimento, rapto, e abuso sexual de Crianças;

- Prevenir situações de perigo ou problema.

 

SOS Criança desaparecida

O SOS-Criança, serviço de prevenção, de âmbito nacional, que pretende, de forma direta e/ou articulada, apoiar, orientar, encaminhar e mediar os casos que lhe são apresentados, dispõe desde 25 de Maio de 2004 de uma Linha gratuita, de âmbito nacional, destinada à participação de situações de Crianças Desaparecidas, a Linha 116 000 SOS-Criança Desaparecida, no âmbito de um protocolo com o Ministério da Administração Interna.