11 maio 2015

Universidade Aberta e Universidade de Coimbra iniciam processo de consórcio

A Universidade Aberta (UAb) e a Universidade de Coimbra (UC) anunciaram a criação de um consórcio que, segundo os Reitores de ambas as instituições, irá revolucionar o pensamento sobre a própria universidade e as linhas de desenvolvimento da inovação estratégica para o ensino.

​Este consórcio juntará a mais antiga e a mais jovem universidades portuguesas, com o objetivo comum de expandir o ensino a distância e de aumentar a oferta formativa de ambas as instituições.

De acordo com o Reitor da UAb, Paulo Dias, este consórcio representa um grande "potencial de crescimento, de tecnologia e de inovação", protagonizando "a mudança de pensamento na universidade tradicional para a universidade que queremos na sociedade digital". Além disso, e ainda segundo o próprio, "para a Universidade Aberta isto representa claramente uma nova escala, que é necessária para a sua capacidade de internacionalização".

O Reitor da UC, João Gabriel Silva, por sua vez, não tem dúvidas ao afirmar que "o ensino a distância vai aumentar e que a oferta da Universidade de Coimbra tem que passar obrigatoriamente por um reforço da sua oferta a distância. E a UAb é das universidades portuguesas aquela que domina esse tipo de ensino", podendo trazer à UC, com este consórcio, "o conhecimento de como se faz ensino a distância".

O objetivo deste consórcio, que vai ainda ser discutido e aprovado pelos Conselhos Gerais de ambas as universidades, é dotar o país de um aumento da oferta de cursos de qualidade, a distância e em língua portuguesa, disponível em todo o mundo. De forma expectável, os primeiros cursos resultantes desta ligação deverão estar disponíveis em 2016/2017.

Para ambas as universidades é também uma oportunidade para desenvolver, em conjunto, tecnologia nova de suporte ao ensino a distância, e de inovar na oferta educativa.

Poderá ler aqui o comunicado enviado à comunicação social.

​Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz
266 503 313 | 915 676 324 | cla_regm@uab.pt