15 junho 2020

Residência artística virtual EUbyLakes juntou 50 artistas europeus em Reguengos de Monsaraz

Seminário online debateu o “Presente, no Futuro da Europa” e premiou 18 obras de arte

Reguengos de Monsaraz e o Grande Lago Alqueva reuniram através de debates online 50 artistas de mais de uma dezena de países na iniciativa EUbyLakes. Ao longo do seminário que terminou no dia 6 de junho, artistas europeus debateram durante um mês o "Presente, no Futuro da Europa" e criaram arte sobre essas discussões, tendo sido premiadas 18 obras de arte com prémios monetários.

O projeto EUbyLakes é financiado pelo Programa Europe for Citizens e é composto por seis seminários em seis lagos europeus que integram a NEUlakes – Network of European Lakes. Depois de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, os seminários vão decorrer no Lago d'Aiguebelette (França), Município de Manzanares El Real (Espanha), Lago Kerkini (Grécia), Lago d'Iseo (Itália) e Município de Imatra (Finlândia).

Como devido à pandemia de covid-19 não foi possível juntar fisicamente os artistas em Reguengos de Monsaraz foi criado um seminário que misturou o conceito de universidade aberta e residência artística virtual em que os participantes partilharam pontos de vista, desenvolveram ideias e estimularam a aprendizagem mútua com seis temas que fazem parte do atual debate europeu, nomeadamente a democracia, igualdade, coesão, biodiversidade, neutralidade climática e inovação digital. Os participantes criaram e votaram mais de 70 obras de arte inspiradas nos temas que foram discutidos durante os debates. Todos os artistas receberam um certificado de participação emitido pelo Instituto Superior de Gestão.

​Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt