31 julho 2018

Orçamento Participativo JOVEM 2018

Aqui poderás consultar todas as informações disponíveis sobre o Orçamento Participativo JOVEM do Município de Reguengos de Monsaraz - edição de 2018.

O Orçamento Participativo Jovem do Município de Reguengos de Monsaraz é um procedimento que visa promover a participação cívica das crianças e jovens do concelho de Reguengos de Monsaraz na apresentação de propostas e projetos para serem incluídos no Orçamento e no Plano de Atividades do Município. ​

 

 

Apresentação de propos​​​tas

Podem apresentar propostas para o Orçamento Participativo Jovem:

  • todos os alunos que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino do concelho de Reguengos de Monsaraz num dos anos da escolaridade obrigatória (1.º ano do ensino básico ao 12.º ano de escolaridade).

 

As propostas podem ser apresentadas da seguinte forma:

​Para apresentares uma proposta tens de identificar-te com o teu nome, estabelecimento de ensino que frequentas e com o teu n.º de processo de aluno.

 

As propostas apresentadas devem ser relevantes no âmbito da infância e da juventude, podendo ser apresentadas nas seguintes nas áreas temáticas de atuação do Município de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente:

  • ação social,
  • cultura e equipamentos culturais,
  • desporto e equipamentos desportivos,
  • educação e juventude,
  • infraestruturas viárias,
  • mobilidade e trânsito,
  • urbanismo,
  • reabilitação e requalificação urbana,
  • e­­­spaço público e espaços verdes,
  • proteção civil,
  • turismo e dinamização da atividade económica,
  • ambiente,
  • modernização e simplificação administrativa.

O período de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo Jovem decorre durante os meses de abril e maio.​

 

 

Vota​ção

A votação é efetuada on-line através da plataforma eletrónica do OPJovem acessível aqui.

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem todos os alunos que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino do concelho de Reguengos de Monsaraz num dos anos da escolaridade obrigatória (1.º ano do ensino básico ao 12.º ano de escolaridade). Para votares numa proposta tens de identificar-te com o teu nome, estabelecimento de ensino que frequentas e com o teu n.º de processo de aluno. 

O período de votação das propostas decorre durante o mês de setembro.

Apenas podes votar uma vez. Poderás, no entanto, alterar o teu sentido de voto, mas ficando apenas contabilizada a última votação.​

 

Propostas para v​otação

Encontram-se publicadas as listas provisórias das propostas selecionadas para a "fase de votação" e a das propostas excluidas do Orçamento Participativo e do Orçamento Participativo Jovem.
As listas encontram-se anexas ao edital de 31/07/2018 que pode consultar aqui, dão-se por integralmente reproduzidas para todos os legais efeitos.

Mais se informa, que os interessados poderão apresentar reclamação no prazo de 10 dias úteis contados desde a data da divulgação do presente edital. As reclamações deverão ser apresentadas, preferencialmente, para o seguinte endereço de correio eletrónico orc.participativo@cm-reguengos-monaraz.pt ou por correio tradicional, para Município de Reguengos de Monsaraz, Praça da Liberdade, Apartado 6, 7201-970 Reguengos de Monsaraz, indicando no assunto Orçamento Participativo 2018 ou Orçamento Participativo Jovem 2018.

Para mais informações consulte aqui o ed​​​​​ital de 31/07/2018​​​

 

Informações adicionais​

Aplicação do Orçamento Participativo de Reguengos de Monsaraz (é aqui que poderá consultar as propostas submetidas e submeter as suas propostas e sugestões)

 

Folheto informativo sobre o Orçamento Participativo do Município de Reguengos de Monsaraz (ficheiro em formato pdf)​

 

Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Reguengos de Monsaraz (em vigor desde 13/07/2016)