20 fevereiro 2019

Festa Ibérica da Olaria e do Barro - normas e inscrições

Encontro de Oleiros e Ceramistas . Exposições . Venda de Olaria e Cerâmica . Jornadas Ibéricas “Olaria e Cerâmica” . Trabalhos ao Vivo . Circuito das Olarias de S. Pedro do Corval . Festival de Música Ibérica

​​A Festa Ibérica da Olaria e do Barro (FIOBAR) é um evento transfronteiriço, que une há duas décadas os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica: São Pedro do Corval – Reguengos de Monsaraz (Portugal) e Salvatierra de Los Barros (Espanha).

​​Este evento é organizado em anos alternados em cada um destes dois município e pretende valorizar a olaria, evidenciando o seu valor artesanal e artístico e realiza-se na segunda quinzena de maio, nos anos ímpares em Portugal.

A localidade de Salvatierra de Los Barros é um centro oleiro ancestral com cerca de 10 olarias em funcionamento.

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, no Concelho de Reguengos de Monsaraz, é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade, que além de continuar a oferecer os motivos tradicionais do Alentejo como, por exemplo, o pastor, a apanha da azeitona e a vindima oferece, com esta nova geração de artesãos, inovação no design e na utilidade das novas peças.

A Olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência desde, pelo menos, o período de domínio árabe, conforme atesta o teor do Foral Afonsino outorgado em Monsaraz, em 1276. Assim, e desde tempos remotos, a olaria desta localidade continua a ser um forte testemunho da cultura portuguesa, do seu artesanato e da tradição ancestral que está patente nas peças representativas desta arte popular, que estão ao dispor dos visitantes em qualquer uma das 22 olarias de S. Pedro do Corval.  


 

Edição 2019​​

 A 25.ª Edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro terá lugar no Concelho de Reguengos de Monsaraz em 2019. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, do Ayuntamiento de Salvatierra de Los Barros (Espanha) e da Junta de Freguesia de Corval, que se realiza todos os anos, de forma alternada nestes dois ​territórios.

A ficha de inscrição deve ser devidamente preenchida e enviada até ao dia 29 de março de 2019 para:
Município de Reguengos de Monsaraz, Serviço de Cultura - Festa Ibérica da Olaria e do Barro
 Praça da Liberdade, Apartado 6, 7201-970 Reguengos de Monsaraz
ou para o email cultura@cm-reguengos-monsaraz.pt.


 

Doc​​​ume​ntação

Ficha da iniciativa (PT)

Normas de participação e funcionamento (PT)
Normas de participación y funcionamiento (ES)​​

Ficha de inscrição/participação (PT)
Formulario de inscripción/participación (ES)​​

Abertura de inscrições para colocação de jovens na XXV Festa Ibérica da Olaria e do Barro​​

Encontram-se abertas inscrições para colocação de 40 jovens na XXV Festa Ibérica da Olaria e do Barro a decorrer em S. Pedro do Corval de 23 a 26 de maio de 2019, com um valor de bolsa de 4,00€/hora.


 


 


 

Edições anteriores

​edição 2018​ (em Salvatierra de los Barros, Espanha)​

Normas e ficha de inscrição em pt

Bases y ficha de inscripcion en es​