13 julho 2018

Exposição "Menires, calçadas e aldeias"

Exposição de fotografia de Renée Gagnon inserida na bienal cultural Monsaraz Museu Aberto 2018

Horário:
exposição ao ar livre
Inicio do Evento:
13 julho
Fim do Evento:
29 julho
Localização:
nas ruas de Monsaraz

Cada pessoa tem no seu coração um lugar mítico e secreto onde pode ir sonhar. Em mim, este lugar é na região de Monsaraz.
Quando cheguei a Portugal, há muitos anos, o meu Amor português levou -me a sua descoberta. Não sabia na altura se ia ficar, mais o encanto fui tal que fiquei.
Depois, voltei regularmente: andava pelas ruas pequenas, calmas, debaixo deste céu tão azul. E assim descobri as minhas primeiras oliveiras milenárias esculpidas pelo tempo. O choque e a paixão foram tais que dediquei quatro anos da minha vida a fotografá-las e a pintar-las. Debaixo das oliveiras encontrei antas e depois menires, vestígios enigmáticos. Uma descoberta emocionante, uma nova pesquisa.
A região de Monsaraz é extraordinariamente rica em vestígios megalíticos que transmitem uma energia magnética. Sente-se a presença imemorial do homem, do homem que durante séculos andou por estas calçadas antigas, polidas pelo tempo, que sobem e descem em todo lado.
As aldeias salpicam a paisagem com as suas igrejas humildas, as suas casas brilhantes de cores, de proporção tão perfeita que parecem sair diretamente da mão de um deus.
Com estas fotografias convido o viajante a seguir os meus passos por esta terra antiquíssima.

Informações Adicionais

​​

Largo Dom Nuno Álvares Pereira, Monsaraz (38.443156, -7.380775)