20 setembro 2018

Escola Municipal de Natação

Consulte aqui todas as informações para o ano letivo 2018/2019 da Escola Municipal de Natação

​​​​
​Atividades da Escola M​​​unicipal de Natação no ano letivo 2018/2019​​

A Escola Municipal de Natação do Município de Reguengos de Monsaraz tem como principais objetivos:
  • Promover a generalização do acesso à prática desportiva;
  • Promover a aprendizagem das técnicas de natação;
  • Aumentar os níveis de saúde pública, através da atividade física em meio aquático.
As atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Natação de Reguengos de Monsaraz são:
 

Natação para be​bés

Aulas de carácter lúdico, destinadas a crianças entre os 12 meses e os 35 meses, com o objetivo de familiarizar o bebé com o meio aquático, nas quais os pais do bebé desempenham um papel crucial. Progressivamente procurar-se-á diminuir a intervenção dos pais, mas nunca a sua participação.
 

Natação pura

Adaptação ao meio aquático (AMA)

Na Adaptação ao Meio Aquático, procura-se, através de aulas de carácter lúdico, familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição de um vasto repertório motor e ainda a aquisição dos três domínios base da natação: respiração, propulsão e equilíbrio.
  • AMA 0: Destinada a alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, sem aprendizagens e/ou sem a automatização das mesmas.
  • AMA 1: Destinada a alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, que já dominam as componentes básicas de adaptação ao meio aquático, respiração, imersão e propulsão rudimentar.
 

Níveis técnicos

Na classe de Níveis, procura-se proporcionar a automatização dos objetivos operacionais da AMA II e a aprendizagem dos diferentes estilos da Natação Pura (Crol, Costas, Bruços e Mariposa).
  • Nível I: Aulas destinadas a alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, que dominam batimentos de pernas ventral e dorsal, rotação de braços e respiração (ainda não coordenam as 3 ações).​
  • Nível II: ​Aulas destinadas a alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos que dominam as técnicas de crol, costas e bruços, que tenham noções básicas de Mariposa e que já realizem saltos dos blocos, com controlo do impacto, equilíbrio e profundidade.
 

Hidroginástica

As aulas de Hidroginástica devem adotar uma estratégia que esteja em consonância com o conhecimento corporal, condição física, coordenação motora, idade, sensibilidade ao meio aquático, passado desportivo, motivação dos alunos, entre outros aspetos que poderíamos apontar.
  

Natação de reabilitação

A Natação de Reabilitação é a atividade que articula as propriedades da água com exercícios terapêuticos específicos.
Modalidade de prática proporciona um conjunto de exercícios no meio aquático que permitam a reeducação, reabilitação da estrutura corporal dos alunos que revelam patologias, do foro motor ou neurológico (deficientes motores ou mentais), contribuindo para melhorar os seus movimentos e qualidade de vida.

 

HidroBike

Esta atividade consiste numa aula de grupo onde a bicicleta estática tira partido da resistência da água, a fim de trabalhar a musculatura das pernas, braços e tronco.
Com baixo impacto a nível das articulações, proporciona uma grande variabilidade de estímulos, movimentos e posições altamente motivantes para a prática de atividade física.

Natação sénior +55

A Natação Sénior é uma atividade que procura melhorar a condição física no sentido de evitar o envelhecimento prematuro e aparecimento de patologias provocadas pelo sedentarismo. Os exercícios serão selecionados em função das capacidades dos alunos da classe, tendo também em conta objetivos sociais e cognitivos, como melhoria da autoestima, valorização do cidadão e promoção do convívio.​

 

 

 

Inscrições​​​

​​​Para se inscrver deve imprimir e preencher a Ficha de inscrição na Esc​​ola Municipal de Natação na secretaria das Piscinas Municipais Victor Martelo​, no seguinte horário:

dias úteis, 09h00 - 21h00; sábados, 09h00 - 12h00 | 16h00 - 18h00


 Os valores para o presente ano letivo encontram-se no documento Taxas de inscrição na piscina ​coberta no ano 201​8​​


​​ Utilização liv​​​re das Piscinas cobertas

Pode ainda frequentar livremente as piscinas cobertas nos horários indicados no documento Horários e taxas de utilização livre das piscinas cobertas no ano 2018

 

​​


 

 

​​Documentos a consultar

Documento de orientação pedag​ógica para o ano letivo 2018/2019

Neste documento estão disponíveis todas as informações necessárias para os alunos da Escola Municipal de Natação, como o calendário letivo, inscrições e renovações, entradas nas classes, alterações de classe, avaliações, eventos, organização das classes, caraterísticas de cada classe com a descrição dos objetivos e funcionamento.

Organogram​a das clas​​​ses para o ano letivo 2018/2019

Aqui pode consultar a organiza​ção, horários e professores de cada classe.

 

Regulamento de utilização das Piscinas M​​​unicipais de Reguengos de Monsaraz

 

​​​


 

​​​​Calendário letivo 2018/2019

A época desportiva 2018/19 tem início no dia 17 de setembro de 2018 e finaliza no dia 15 de
junho de 2019. Estão previstas as seguintes interrupções:

  • Feriados Nacionais;
  • 24 e 31 de dezembro;
  • terça-feira de Carnaval;
  • 2 de abril (2ª feira de Festa);
  • 13 de junho (Feriado local).​​​


 

 

 

​​​​​​Contactos​​​ e localização

Horár​​io das piscinas cobertas

dias úteis: 09h00 - 21h00

sábados: 09h00 - 12h00 | 16h00 - 18h00

Encerra ao domingo​​


 


 

Contacto​​s e localização

Rua Dr. António Vaz Natário
7200-413 Reguengos De Monsaraz
Telf: 266 502 103

piscinas@cm-reguengos-monsaraz.pt

facebook/PiscinasMunipaisVictorMartelo


 

 


 ​