Arqueologia

 Arqueologia no Concelho de Reguengos de Monsaraz

Num concelho em que os vestígios arqueológicos estão presentes por todo o território, com cronologias desde a Pré-História até à Época Contemporânea, a Arqueologia assume uma importância fundamental se pretendermos preservar o nosso património histórico.

Estão inventariados, na base de dados institucional da Secretária de Estado da Cultura (base de dados do Endovélico), no Portal do Arqueólogo, 811 sítios arqueológicos no território do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Foi o fenómeno do megalitismo que tornou este concelho conhecido no seio da comunidade arqueológica, devido à dimensão que assume neste território. Estão inventariados, até ao momento, 147 Antas, 6 Cromeleques e 20 Menires, com diferentes estados de preservação.

Na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a Arqueologia sempre esteve presente, no entanto, não constituía uma atividade permanente inserida nos serviços camarários.

Actualmente, desde Maio de 2013, a Arqueologia está inserida na Unidade orgânica de 3º grau: Sociocultural e Desportiva, no Serviço de Cultura.

 

 

 Objetivos e contactos

A atividade de Arqueologia nos serviços da Câmara Municipal tem como objectivo estudar, proteger, salvaguardar e valorizar o património arqueológico do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Com o intuito de proceder a estes objectivos, procurando minimizar possíveis impactos negativos sobre o património, quando necessário realizam-se acompanhamentos arqueológicos, sondagens de diagnóstico e escavações arqueológicas.

É também da competência da área de Arqueologia gerir a Reserva Arqueológica, que se encontra sob a alçada da Câmara Municipal. A Reserva Arqueológica corresponde ao depósito da colecção de materiais arqueológicos oriundos de escavações de sítios arqueológicos do concelho, e não só, sobretudo de sítios intervencionados no âmbito da construção da Barragem de Alqueva.

No âmbito da Arqueologia pretende-se também efectuar estudos programados, com vista ao desenvolvimento de projectos de investigação, sobre o património arqueológico e histórico do concelho.

A área da Arqueologia procura, também, promover na comunidade local (para) o conhecimento da importância do seu património arqueológico. Esta ação de Arqueologia Pública consiste na divulgação do património, através da realização de visitas, de exposições, de actividades com crianças e jovens do concelho e de publicações.

Contactos

Serviço de Cultura
Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Praça da Liberdade, Apartado 6
7201-970 Reguengos de Monsaraz
Tel. 266 503 309
arqueologia@cm-reguengos-monsaraz.pt
Horário de Funcionamento: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30 - de 2ª a 6ª